Caminhões a hidrogênio: a revolução da mobilidade sustentável

Caminhão Xcient Fuel Cell, da Hyundai Motor Company, contribui para a descarbonização do planeta. FONTE: Divulgação/Hyundai

A Hyundai Motor Company alcançou um marco significativo na mobilidade sustentável com sua frota de caminhões Xcient Fuel Cell movidos a hidrogênio, que percorreu mais de 10 milhões de quilômetros na Suíça.Este feito foi alcançado em três anos e oito meses, desde o início da operação em outubro de 2020. Atualmente, a frota conta com 48 unidades do caminhão da Hyundai.

Tecnologia de ponta
Tecnologia de célula de combustível de hidrogênio da Hyundai.
FONTE: Divulgação/Hyundai

Os caminhões Xcient Fuel Cell são alimentados por dois sistemas de célula de combustível de 90 kW, resultando em uma potência total de 180 kW, e um motor elétrico de 350 kW, proporcionando uma autonomia máxima de mais de 400 quilômetros. Esta tecnologia avançada não só oferece uma solução eficiente para o transporte de cargas pesadas, mas também contribui significativamente para a redução das emissões de carbono.

Impacto ambiental

Para efeito de comparação, uma frota de caminhões a diesel comum, percorrendo os mesmos 10 milhões de quilômetros, teria emitido aproximadamente 6.300 toneladas de dióxido de carbono (CO2). Com o caminhão elétrico Xcient Fuel Cell, estima-se que a redução nas emissões seja equivalente à quantidade de carbono absorvida anualmente por cerca de 700 mil pinheiros. Este impacto positivo no meio ambiente destaca a importância da adoção de tecnologias de hidrogênio para a descarbonização do setor de transportes.

Hidrogênio verde
Hidrogênio verde utilizado pelos caminhões Xcient Fuel Cell na Suíça.
FONTE: Divulgação/Hyundai

Segundo a Hyundai, todos os caminhões pesados Xcient Fuel Cell que operam na Suíça utilizam apenas “hidrogênio verde”, que não emite carbono durante o processo de produção. Esta abordagem contribui para a criação de uma cadeia de valor de hidrogênio amigável ao meio ambiente na Europa, promovendo uma transição mais rápida para fontes de energia renováveis.

Avanços tecnológicos
Estação de hidrogênio para abastecimento de caminhões Xcient Fuel Cell.
FONTE: Divulgação/Hyundai

O recorde de 10 milhões de quilômetros também desempenha um papel significativo no avanço da tecnologia do sistema de célula de combustível de hidrogênio. Ao analisar os dados do veículo sobre quilometragem, consumo de hidrogênio e desempenho da pilha de combustível coletados, a Hyundai pretende melhorar continuamente sua tecnologia de célula de combustível de hidrogênio e aplicá-la a vários tipos de veículos no futuro.

Expansão global
Mapa mostrando os países onde os caminhões Xcient Fuel Cell operam.
FONTE: Divulgação/Hyundai

O caminhão Xcient Fuel Cell da Hyundai opera atualmente em 10 países: Estados Unidos, Suíça, Alemanha, França, Holanda, Nova Zelândia, Coreia, Israel, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Esta expansão global demonstra o potencial e a viabilidade dos caminhões a hidrogênio como uma solução de transporte sustentável em diferentes mercados.

Iniciativa no Brasil

No Brasil, há um projeto de pesquisa e desenvolvimento em andamento no Estado de São Paulo, com uma estação experimental de hidrogênio renovável com etanol, desenvolvido na Cidade Universitária da USP. Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre o governo público e a iniciativa privada, e visa explorar o potencial do hidrogênio como fonte de energia limpa e renovável no contexto brasileiro.

Conclusão
Visão de um futuro sustentável com a adoção crescente de tecnologias de hidrogênio. FONTE: Divulgação/Hyundai

A jornada dos caminhões Xcient Fuel Cell da Hyundai na Suíça e a expansão global desta tecnologia são exemplos claros de como a mobilidade sustentável está se tornando uma realidade. A adoção de hidrogênio verde e o desenvolvimento contínuo de tecnologias de célula de combustível são passos cruciais para a descarbonização do setor de transportes. Com iniciativas como o projeto de hidrogênio no Brasil, o futuro da mobilidade sustentável parece cada vez mais promissor.

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