Crescimento acelerado: Brasil registra quase 80 mil veículos eletrificados vendidos no primeiro semestre de 2024

Brasil registra crescimento constante nas vendas de veículos eletrificados. Foto: Owlie Productions/Shutterstock

O mercado de veículos eletrificados no Brasil está em plena expansão. No primeiro semestre de 2024, o país registrou um total de 79.304 emplacamentos de veículos eletrificados leves (BEV, PHEV, HEV e MHEV), representando um aumento expressivo de 146% em comparação com as 32.239 unidades vendidas no mesmo período de 2023.

Dados e projeções
Vendas por tecnologia de eletrificação no acumulado do ano. FONTE: Divulgação/ABVE

Os dados, divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), indicam que o Brasil pode superar a marca de 150 mil veículos eletrificados vendidos até o final do ano, o que representaria um crescimento superior a 60% em relação aos 93.927 emplacamentos de 2023. Atualmente, quase 300 mil veículos eletrificados circulam pelo país.

Desempenho mensal
Evolução nas vendas de veículos eletrificados no Brasil no acumulado de janeiro a junho, de 2012 a 2024. FONTE: Divulgação/ABVE

Em junho de 2024, foram registrados 14.396 emplacamentos, o terceiro melhor mês da série histórica iniciada em 2012. Esse número representa um aumento de 131% em comparação com junho de 2023. A preferência dos consumidores continua sendo pelos carros 100% elétricos movidos a bateria (BEV), que representaram 39% das vendas de eletrificados no país (31.204 unidades) no primeiro semestre de 2024.

Preferências dos consumidores
BYD Song Plus é um dos eletrificados mais vendidos do Brasil. Foto: Divulgação/BYD

Os veículos híbridos plug-in (PHEV), que demandam recarga de energia externa, foram responsáveis por 29,5% dos emplacamentos (23.296 unidades). Apesar da preferência pelos elétricos, o modelo que liderou as vendas de veículos eletrificados em junho de 2024 foi o híbrido plug-in BYD Song Plus, com 1.911 emplacamentos (10.038 no acumulado do ano), seguido pelos 100% elétricos BYD Dolphin Mini, com 1.315 unidades em junho (9.056 no ano), e BYD Dolphin GS, com 1.217 unidades no mês (7.512 no ano).

Momento de atenção
Ricardo Bastos, presidente da ABVE. Foto: Divulgação/ABVE

O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, destacou que o Brasil vive um momento de consolidação das tecnologias de eletrificação da frota, mas alertou para os riscos de retrocesso. “Os números de junho e do primeiro semestre confirmam o excelente momento da eletromobilidade no Brasil, mas temos de ficar atentos aos perigos de retrocesso na rota de descarbonização e eficiência energética da matriz brasileira de transporte”, disse Bastos.

Desafios futuros
Discussões sobre a alíquota do Imposto de Importação de veículos elétricos. Foto: azisenções

Bastos mencionou preocupações sobre a antecipação da alíquota de 35% do Imposto de Importação de veículos elétricos, prevista pelo Governo Federal para julho de 2026. “Entendemos que, a se confirmar, essa antecipação configuraria uma lamentável quebra das regras estabelecidas há apenas seis meses pelo próprio governo”, afirmou. Atualmente, a alíquota do imposto de importação para BEVs passou de 10% para 18%, para híbridos plug-in (PHEV) de 12% para 20%, e para híbridos convencionais (HEV) de 15% para 25%, com todas as alíquotas previstas para chegar a 35% em julho de 2026.

Conclusão
O futuro dos veículos eletrificados no Brasil. Foto: Mercedes-benz

O mercado de veículos eletrificados no Brasil está em um momento de crescimento acelerado e consolidação. Com um aumento significativo nas vendas e uma forte preferência por tecnologias mais sustentáveis, o país está no caminho certo para uma frota mais verde e eficiente. No entanto, é crucial que políticas públicas e incentivos sejam mantidos para garantir a continuidade desse crescimento e evitar retrocessos que possam comprometer os avanços já alcançados.

www.webeletrico.com.br: Crescimento acelerado: Brasil registra quase 80 mil veículos eletrificados vendidos no primeiro semestre de 2024
Navios autônomos e a evolução do transporte naval

Navios autônomos e a evolução do transporte naval

A lógica do ir e vir é alterada

Locação de moto elétrica, veja como funciona!

Locação de moto elétrica, veja como funciona!

Alugar uma moto elétrica é a nova tendência de respeito

Sedã i7 da BMW pode se destacar pelos recursos tecnológicos

Sedã i7 da BMW pode se destacar pelos recursos tecnológicos

O que era um avanço tecnológico se tornou ainda melhor

Multilaser compra Watts, startup montadora de motos elétricas por R$ 10,5 milhões

Multilaser compra Watts, startup montadora de motos elétricas por R$ 10,5 milhões

A partir de agora a revolução tecnológica não é mais à base de combustão

Frota de elétricos da Movida vai crescer

Frota de elétricos da Movida vai crescer

A Movida está investindo pesado em carros elétricos

Conheça a Emgo ScrAmper, a moto elétrica ucraniana

Conheça a Emgo ScrAmper, a moto elétrica ucraniana

É como se o seu conceito unisse a tradição ucraniana de produção às necessidades de novos respiros

Padronização de tomadas de carregadores em carros elétricos

Padronização de tomadas de carregadores em carros elétricos

Um dos maiores desafios enfrentados pelas montadoras é a falta da padronização

Tesla inaugura fábrica de carros elétricos na Alemanha

Tesla inaugura fábrica de carros elétricos na Alemanha

A Tesla não brinca em serviço

1 22 23 24 25 26 75