
O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo (CBPMESP) tomou uma decisão crucial para o avanço da mobilidade elétrica no estado. Eles anunciaram a continuidade da emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) para edificações equipadas com carregadores elétricos. Esta medida, divulgada durante o congresso E-Mob/C-Move, estabelece um marco importante na regulamentação e segurança da infraestrutura de carregamento elétrico.
Normas Técnicas e Segurança

O Major Ronaldo Ribeiro do CBPMESP enfatizou que as exigências para segurança sobre carregadores elétricos já estão incluídas na minuta da regulamentação lançada para consulta pública em abril. Atualmente, o mercado deve seguir normas estabelecidas como:
-NBR 5410
-NBR 17019
-ABNT NBR IEC 61851-1
Estas normas regulam os padrões de segurança para instalações elétricas e de carregadores elétricos de veículos. Elas garantem que as instalações sejam realizadas exclusivamente por profissionais capacitados e registrados nos órgãos de classe.
Colaboração Setorial
A decisão do CBPMESP reflete um esforço colaborativo entre várias entidades do setor. A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Secovi e Sinduscon contribuíram com sugestões e dados técnicos durante a consulta pública. Eles reforçaram a importância da conformidade com as normas para evitar improvisações e falhas técnicas.
Regulamentação Nacional em Desenvolvimento
O Comitê Especial LIGABOM, liderado pelo Coronel PM Max A. Schroeder, está trabalhando no desenvolvimento de uma proposta nacional de regulamentação sobre a recarga elétrica em garagens. Com um prazo de 90 dias para elaboração, estas diretrizes serão baseadas em experiências nacionais e internacionais. O objetivo é uma transição segura para a eletromobilidade em edificações.
Adaptação de Edificações Existentes
Paulo Rewald do Secovi e Lauro Ladeia do Sinduscon destacaram a importância de adaptar não apenas novas construções, mas também edificações mais antigas. Este enfoque visa garantir uma transição inclusiva e segura para todos os segmentos, desde empreendimentos populares até os de alto padrão.
Segurança Comprovada
Mesmo que o Brasil já conte com mais de 340.000 veículos eletrificados em circulação, incluindo cerca de 200.000 modelos plug-in, não foram registrados incêndios causados por recarga elétrica. Sendo assim, Clemente Gauer, líder do Grupo de Trabalho de Segurança da ABVE, reforçou que uma infraestrutura de recarga bem planejada e executada não representa risco adicional para garagens e edifícios.







Próximos Passos
Por isso, o CBPMESP está desenvolvendo um parecer técnico com diretrizes operacionais para o combate a incêndios em estações de recarga. Visto que, a iniciativa conta com o suporte de laboratórios e testes em montadoras, ela oferecer uma legislação consistente e adaptada ao crescimento do mercado de veículos elétricos no Brasil.
A decisão do Corpo de Bombeiros de São Paulo de manter a emissão de AVCBs para edificações com carregadores elétricos, desde que em conformidade com as normas técnicas, é um passo significativo para a expansão segura da infraestrutura de recarga no estado. Sendo assim, a abordagem equilibrada entre inovação e segurança demonstra um compromisso com o futuro da mobilidade elétrica. Ao mesmo tempo, ela prioriza a proteção dos cidadãos.
Redator_webeletrico
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