O mercado brasileiro de carros elétricos tem crescido muito nos últimos anos, assim como suas tecnologias e modelos.
Com o avanço sugiram algumas dúvidas sobre quais as opções de regarga para esses automóveis. Hoje trouxemos uma lista com 5 delas.
Tipos de carregadores
Confira agora os tipos de carregadores para veículos elétricos.
Carregador básico
É o equipamento que vem de fabrica com o veículo e permite que o carro seja ligado em tomadas comuns de 10A. Sua principal vantagem está relacionada a versatilidade, já que exige apenas que a tomada seja aterrada.
Por outro lado, sua potencia de carregamento é menor, o que leva a um maior tempo para a carga completa.
Carregador Residencial (Wallbox)
Um dos mais populares, ele pode acrescentar de 20 a 100km por hora de carregamento. É instalado na parede, e carrega a maioria dos carros que usam o conector universal J1772.
Chega a ser 3x mais rápido que o carregador universal, mas precisa de uma instalação cuidadosa. Sua recarga é feita em uma corrente alternada de 16A a 32A.
Carregador semirrápido (AC)
Um modelo mais completo que conta com recursos de monitoramento e histórico de consumo, gestão de energia chave de acesso e cobrança.
É o mais comum em eletropostos ou pontos de recarga em locais públicos. Nesse modelo, a carga do veículo elétrico acontece em corrente alternada de 16 a 32A.
Carregador superrápido ou ultrarrápido (DC)
O último modelo apresentado hoje é ideal para situações onde o carregamento veloz é necessário, também presente em alguns eletropostos, com o DC é possível alcançar 80% da capacidade de carga em alguns minutos.
Qual desses você já conhecia? Conta pra gente aqui nos comentários!