
O mercado de veículos eletrificados no Brasil está em plena expansão. No primeiro semestre de 2024, o país registrou um total de 79.304 emplacamentos de veículos eletrificados leves (BEV, PHEV, HEV e MHEV), representando um aumento expressivo de 146% em comparação com as 32.239 unidades vendidas no mesmo período de 2023.
Dados e projeções

Os dados, divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), indicam que o Brasil pode superar a marca de 150 mil veículos eletrificados vendidos até o final do ano, o que representaria um crescimento superior a 60% em relação aos 93.927 emplacamentos de 2023. Atualmente, quase 300 mil veículos eletrificados circulam pelo país.
Desempenho mensal

Em junho de 2024, foram registrados 14.396 emplacamentos, o terceiro melhor mês da série histórica iniciada em 2012. Esse número representa um aumento de 131% em comparação com junho de 2023. A preferência dos consumidores continua sendo pelos carros 100% elétricos movidos a bateria (BEV), que representaram 39% das vendas de eletrificados no país (31.204 unidades) no primeiro semestre de 2024.
Preferências dos consumidores

Os veículos híbridos plug-in (PHEV), que demandam recarga de energia externa, foram responsáveis por 29,5% dos emplacamentos (23.296 unidades). Apesar da preferência pelos elétricos, o modelo que liderou as vendas de veículos eletrificados em junho de 2024 foi o híbrido plug-in BYD Song Plus, com 1.911 emplacamentos (10.038 no acumulado do ano), seguido pelos 100% elétricos BYD Dolphin Mini, com 1.315 unidades em junho (9.056 no ano), e BYD Dolphin GS, com 1.217 unidades no mês (7.512 no ano).
Momento de atenção

O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, destacou que o Brasil vive um momento de consolidação das tecnologias de eletrificação da frota, mas alertou para os riscos de retrocesso. “Os números de junho e do primeiro semestre confirmam o excelente momento da eletromobilidade no Brasil, mas temos de ficar atentos aos perigos de retrocesso na rota de descarbonização e eficiência energética da matriz brasileira de transporte”, disse Bastos.
Desafios futuros

Bastos mencionou preocupações sobre a antecipação da alíquota de 35% do Imposto de Importação de veículos elétricos, prevista pelo Governo Federal para julho de 2026. “Entendemos que, a se confirmar, essa antecipação configuraria uma lamentável quebra das regras estabelecidas há apenas seis meses pelo próprio governo”, afirmou. Atualmente, a alíquota do imposto de importação para BEVs passou de 10% para 18%, para híbridos plug-in (PHEV) de 12% para 20%, e para híbridos convencionais (HEV) de 15% para 25%, com todas as alíquotas previstas para chegar a 35% em julho de 2026.
Conclusão

O mercado de veículos eletrificados no Brasil está em um momento de crescimento acelerado e consolidação. Com um aumento significativo nas vendas e uma forte preferência por tecnologias mais sustentáveis, o país está no caminho certo para uma frota mais verde e eficiente. No entanto, é crucial que políticas públicas e incentivos sejam mantidos para garantir a continuidade desse crescimento e evitar retrocessos que possam comprometer os avanços já alcançados.
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