O mercado de veículos eletrificados no Brasil está em plena expansão. No primeiro semestre de 2024, o país registrou um total de 79.304 emplacamentos de veículos eletrificados leves (BEV, PHEV, HEV e MHEV), representando um aumento expressivo de 146% em comparação com as 32.239 unidades vendidas no mesmo período de 2023.
Dados e projeções
Os dados, divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), indicam que o Brasil pode superar a marca de 150 mil veículos eletrificados vendidos até o final do ano, o que representaria um crescimento superior a 60% em relação aos 93.927 emplacamentos de 2023. Atualmente, quase 300 mil veículos eletrificados circulam pelo país.
Desempenho mensal
Em junho de 2024, foram registrados 14.396 emplacamentos, o terceiro melhor mês da série histórica iniciada em 2012. Esse número representa um aumento de 131% em comparação com junho de 2023. A preferência dos consumidores continua sendo pelos carros 100% elétricos movidos a bateria (BEV), que representaram 39% das vendas de eletrificados no país (31.204 unidades) no primeiro semestre de 2024.
Preferências dos consumidores
Os veículos híbridos plug-in (PHEV), que demandam recarga de energia externa, foram responsáveis por 29,5% dos emplacamentos (23.296 unidades). Apesar da preferência pelos elétricos, o modelo que liderou as vendas de veículos eletrificados em junho de 2024 foi o híbrido plug-in BYD Song Plus, com 1.911 emplacamentos (10.038 no acumulado do ano), seguido pelos 100% elétricos BYD Dolphin Mini, com 1.315 unidades em junho (9.056 no ano), e BYD Dolphin GS, com 1.217 unidades no mês (7.512 no ano).
Momento de atenção
O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, destacou que o Brasil vive um momento de consolidação das tecnologias de eletrificação da frota, mas alertou para os riscos de retrocesso. “Os números de junho e do primeiro semestre confirmam o excelente momento da eletromobilidade no Brasil, mas temos de ficar atentos aos perigos de retrocesso na rota de descarbonização e eficiência energética da matriz brasileira de transporte”, disse Bastos.
Desafios futuros
Bastos mencionou preocupações sobre a antecipação da alíquota de 35% do Imposto de Importação de veículos elétricos, prevista pelo Governo Federal para julho de 2026. “Entendemos que, a se confirmar, essa antecipação configuraria uma lamentável quebra das regras estabelecidas há apenas seis meses pelo próprio governo”, afirmou. Atualmente, a alíquota do imposto de importação para BEVs passou de 10% para 18%, para híbridos plug-in (PHEV) de 12% para 20%, e para híbridos convencionais (HEV) de 15% para 25%, com todas as alíquotas previstas para chegar a 35% em julho de 2026.
Conclusão
O mercado de veículos eletrificados no Brasil está em um momento de crescimento acelerado e consolidação. Com um aumento significativo nas vendas e uma forte preferência por tecnologias mais sustentáveis, o país está no caminho certo para uma frota mais verde e eficiente. No entanto, é crucial que políticas públicas e incentivos sejam mantidos para garantir a continuidade desse crescimento e evitar retrocessos que possam comprometer os avanços já alcançados.
www.webeletrico.com.br: Crescimento acelerado: Brasil registra quase 80 mil veículos eletrificados vendidos no primeiro semestre de 2024Nova fábrica da Volkswagen de carros elétricos será em Wolfsburg
Posted on by Adimin 02
Acostumada às inovações tecnológicas de veículos automotores, a Volkswagen dá um passo enorme rumo à…
Engenheira brasileira converte Fusca em carro elétrico
Posted on by Adimin 02
Uma das paixões nacionais, o Fusca foi e continua sendo um dos carros mais admirados de todos os tem…
Venda de carros elétricos bateu recorde pelo terceiro mês no Brasil.
Posted on by Adimin 02
Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos, o mês de fevereiro de 2022 teve um aumento de…
Volvo está testando carregamento sem fio para carros elétricos na Suécia.
Posted on by Adimin 02
A Volvo está inovando no setor e iniciou testes para que o carregamento aconteça sem a necessidade d…
Carro elétrico com câmbio manual.
Posted on by Adimin 02
Um dos carros mais lendários de rali será convertido para um carro elétrico!
Poimo: uma moto elétrica inflável!
Posted on by Adimin 02
A universidade de Tóquio no Japão, desenvolveu um protótipo de moto elétrica inflável que pode ser a…
Guerra na Ucrânia: Volkswagen teve que paralisar a produção de carros elétricos na Alemanha.
Posted on by Adimin 02
A Volkswagen foi obrigada a parar sua produção de carros elétricos na Alemanha!
Ford anunciou separação da produção de carros elétricos e a combustão em unidades independentes.
Posted on by Adimin 02
O objetivo da divisão é que a produção de veículos elétricos ganhe a força e velocidade de uma start…