Este é o sonho de toda empresa da indústria automobilística que está voltada à eletromobilidade: um carro que seja recarregado em pouquíssimo tempo. Parece que agora essa realidade está mais próxima do que nunca, pois o feito foi alcançado: um carro elétrico recarregável em inacreditáveis 10 minutos já está em fase de testes finais, e deve ser lançado em 2023. Até lá, a corrida pelo ouro promete aquecer o mercado de elétricos.
Tudo será possível, porém, por conta de uma empresa que já caminha lado a lado com a Tesla: a CATL. Agora, a fornecedora oficial da marca de Elon Musk anunciou que sua nova geração de baterias terá o tempo de recarga diminuído em 80%, o que o levará as baterias aos prometidos 10 minutos, além de otimizar, também, a autonomia dos carros.
Tecnologia está se desenvolvendo rapidamente
De acordo com a própria CATL, as baterias terão como principal componente o Qilin, que é o nome de um mito da China, mas que aqui serve para batizar o novo sistema. Assim, a diminuição das recargas se dará com base do novo sistema de resfriamento de células de grande superfície, fazendo com que a área de transferência de calor aumente em até quatro vezes, diminuindo o tempo do controle término pela metade.
Quanto mais pesquisas, melhores serão os resultados. Não se trata de crença, e sim de estatística, pois a matemática é clara até mesmo para a ciência aplicada ao setor automobilístico: um carro elétrico que carrega em 10 minutos, quando lançado em grande escala, tende a mudar completamente a indústria, então, este é um passo muito importante, quando a tecnologia se encontra de forma plena com a sustentabilidade, mas continua a oferecer soluções em quatro rodas (por enquanto) para o motorista do século XXI.