Vision EQXX, o protótipo de carro elétrico da Mercedes-Benz que anda 1.000 Km com uma carga

A Mercedes-Benz planeja seguir a rota totalmente elétrica até 2030, e, recentemente, apresentou o carro-conceito Vision EQXX para demonstrar sua inovação e capacidade quando se trata de tecnologia para veículos elétricos.

Este modelo impressionante anda mais de 1.000 km a partir de uma única carga completa. Este é um dos diversos aspectos nos quais a montadora buscou desenvolver máxima eficiência, contando, para isso com a expertise de diversas de suas subdivisões, incluindo a de Fórmula 1.

Outras áreas-chave de eficiência incluem o design dos motores elétricos, o uso de materiais leves e a otimização da aerodinâmica. Continue a leitura para saber mais.

Gerenciamento de calor: diferencial do Vision EQXX

Mercedes-Benz VISION EQXX – Divulgação: Mercedes-Benz

Outra área de destaque do protótipo é o gerenciamento de calor. Um sistema de persianas aerodinâmicas, válvulas de refrigeração e bombas de água ajuda a evitar o superaquecimento da unidade de acionamento e da bateria.

Por outro lado, quando as condições são frias, o que normalmente reduz o alcance, o sistema pode ajudar a preservar o calor.

Inovação com painéis solares

O sedã EQXX possui um painel solar conectado à sua própria bateria. A energia gerada pelo painel solar é usada para alimentar acessórios como as luzes, o sistema de infoentretenimento e outros recursos do veículo.

Dessa forma, este modelo conta com mais de 100 células solares instaladas no teto. Desenvolvido em colaboração com o maior instituto de pesquisa de energia solar da Europa, o teto solar destina-se a compensar o consumo de energia no sistema de alta tensão, ao mesmo tempo em que aumenta o alcance.

Segundo a Mercedes-Benz, as células solares podem adicionar até 25 km de autonomia em viagens de longa distância em condições ideais em um único dia.

Eficiência do protótipo Vision EQXX

Em termos de eficiência geral, a Mercedes afirmou que o veículo-conceito usa menos de 10 kWh de eletricidade por 100 km.

Para se ter uma ideia disso, essa é a quantidade de energia necessária para operar o ar-condicionado ou a secadora de uma casa por cerca de três horas.

Tecnologias e elementos sustentáveis do Vision EQXX

Mercedes-Benz VISION EQXX – Divulgação: Mercedes-Benz

Os destaques incluem a tela ampla com resolução de 8K e gráficos de ponta que abrange o painel, bem como os materiais sustentáveis usados em diversos elementos do veículo elétrico. Um deles é um material semelhante ao couro feito de micélio, que é a estrutura subterrânea de cogumelos e outros fungos.

Outros elementos da UI/UX ajudam o carro e o motorista a trabalharem juntos como um só, e até usam tecnologia que imita o funcionamento do cérebro humano. E o processo de desenvolvimento liderado por software que o forneceu revoluciona a maneira como os carros elétricos são projetados.

Embora não se espere que a Mercedes lance uma versão de massa do Vision EQXX, as lições aprendidas no desenvolvimento beneficiarão os futuros lançamentos de veículos elétricos da montadora.

Para saber outras novidades do setor, continue acompanhando nosso blog.