Os veículos elétricos estão cada vez mais no centro das atenções na busca por uma mobilidade mais sustentável, eficiente e de custo reduzido no longo prazo.
Com isso, diferentes alternativas estão em desenvolvimento constante. Hoje, quem quer mudar para este tipo de veículo conta com quatro tipos, permitindo maior poder de escolha.
Continue a leitura para conhecer mais sobre esses quatro tipos de carros elétricos.
1. Carros elétricos a bateria (BEV)
Estes são veículos totalmente elétricos, o que significa que são movidos apenas a eletricidade e não têm motor a gasolina. Estes são veículos totalmente elétricos, o que significa que são movidos apenas a eletricidade e não têm motor a gasolina.
2. Veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV)
Este tipo de carro elétrico é movido a gasolina e a eletricidade. A quantidade de condução que pode ser feita no modo ‘elétrico’ depende da capacidade da bateria.
A vantagem dos PHEVs sobre os BEVs é que, se você não conseguir chegar a um ponto de carregamento, poderá continuar dirigindo usando apenas combustível.
A desvantagem potencial é que o carro precisa de dois sistemas – combustível e elétrico – então, os custos de manutenção podem ser maiores do que para um BEV.
3. Veículos híbridos convencionais (HEV)
Este modelo tem bateria elétrica e motor de combustão. A bateria elétrica é carregada com o motor de combustão.
Os veículos elétricos híbridos combinam um motor de combustão interna convencional com um sistema de propulsão elétrica. O motor de combustão interna faz a maior parte do trabalho, enquanto o motor elétrico auxilia, tendo como objetivo principal aumentar a economia de combustível.
Entretanto, muitos não tem a capacidade de impulsionar o carro apenas com a energia da bateria e devem ter o motor de combustão funcionando sempre que estiverem em movimento. No entanto, existem alguns híbridos que podem impulsionar o veículo por alguns metros em baixas velocidades, antes que o motor de combustão precise ligar e ajudar.
4. Veículos elétricos a célula de combustível (FCEV)
Estes são veículos totalmente elétricos, o que significa que são movidos apenas a eletricidade e não têm motor a Os veículos elétricos a célula de combustível são semelhantes ao BEV no sentido de que usam apenas energia elétrica para dirigir, porém a maneira como armazenam energia é diferente.
Ao contrário dos BEVs, que armazenam energia elétrica retirada de um carregador, os FCEVs criam sua própria carga elétrica por meio de uma reação química geralmente envolvendo hidrogênio. Isso significa que os FCEVs podem ser carregados com hidrogênio e não requerem carregamento da rede.
Eles são mais eficientes do que os veículos convencionais com motor de combustão interna e não produzem emissões pelo tubo de escape – eles emitem apenas vapor de água e ar quente.
Você sabia que há todas essas opções de carros elétricos? Deixe sua mensagem nos comentários.