A desenvolvedora de baterias israelense StoreDot anunciou recentemente o desenvolvimento de uma nova tecnologia patenteada que permitirá que as células da bateria se regenerem enquanto estiverem em uso, por meio de um mecanismo de reparo contínuo em segundo plano.
O sistema de autorreparação identifica uma célula ou sequência de células com baixo desempenho ou superaquecimento, desabilitando-as temporariamente para recondicioná-las proativamente de volta a 100% de desempenho, sem que o motorista perceba qualquer interrupção ou inconveniente na condução de seu veículo elétrico.
Este avanço de uma abordagem de autorrecuperação para veículos elétricos deve desempenhar um papel importante no prolongamento da vida útil da bateria e na autonomia desses veículos, além de melhorar a segurança, evitando o superaquecimento ou o perigo de fuga térmica.
A inovação deve ter impactos para atrair ainda mais pessoas para a adoção da mobilidade elétrica, reduzindo os receios quanto à autonomia, que constituem uma das principais barreiras para a tomada de decisão pela compra de uma alternativa eletrificada.
A previsão é de que, até 2024, essas novas baterias da StoreDot já estejam disponíveis para negociação junto às montadoras. A seguir, conheça mais sobre as inovações da StoreDot para este mercado.
StoreDot: projeto de transformação para impulsionar o mercado de elétricos
Este sistema de células autorreparáveis é a mais recente de uma série de inovações da StoreDot, projetadas para beneficiar todo o ecossistema de baterias.
Há pouco tempo, a empresa teve a concessão de patentes para tecnologias que fornecem aos veículos elétricos uma autonomia constante ao longo da sua vida útil, à medida que a bateria se deteriora.
Ela também disponibilizou, por meio de avanços de código aberto, hardware e software, uma tecnologia “booster” que permite que as células recebam uma corrente de carregamento mais alta, proporcionando tempos de carregamento mais rápidos, mesmo em cenários de infraestrutura de carregamento limitados.
Ainda, a empresa israelense é pioneira em sua tecnologia de bateria de carregamento extremamente rápido (XFC) para veículos elétricos, que pode carregar carros em apenas 5 minutos.
A StoreDot também está trabalhando em células de estado sólido (chamadas XED pela empresa), que devem entrar em produção em massa até 2028.
Para conhecer mais inovações que impactam no mercado de veículos elétricos, continue acompanhando o nosso blog.