Ford F-100 Eluminator: a picape retrô com motor elétrico de “prateleira”

A Ford compreendeu que há aspectos de sua história que vão além do olhar tradicional sobre a indústria automobilística. Por décadas foi a responsável pela popularização de carrões e picapes grandes, com chamativos motores V8 e seus roncos característicos. Hoje, a marca norte-americana percebeu que esse filão pode ser mais do que apenas algo nostálgico: colocar um novo olhar sobre velhas tradições pode reencontrar o público e, também, apresentar modelos ao consumidor mais novo.

Essa estratégia tem nome e sobrenome: Ford F-100 Eluminator. Trata-se de um tradicional modelo 1978, cuja motorização foi completamente reformulada para que a picape passe a ser oferecida em uma versão elétrica. O motor elétrico de “prateleira”, como têm chamado essa peça à parte, pode ser encomendado pela Ford Performance, e hoje conta com fila de espera, mesmo que seu valor individual seja de USD 3.900.

Com isso, a marca está chamando a atenção com um modelo que está abrindo as portas para que o passado encontre as respostas do futuro.

O modelo chama a atenção por sua versatilidade

O F-100 Eluminator é o que os fãs mais ardorosos buscam: um genuíno modelo atualizado com motorização completamente voltada às necessidades atuais: sai o poluidor V8 e entra o correspondente com 285 cv e 431 Nm de torque, o suficiente para lidar de frente com o Ford Mustang Mach-E GT. Além disso, a picape conta com rodas e pneus de alta performance: 275/45 R19, com pintura cinza e detalhes acobreados.

Não é à toa que a Ford deu o pontapé: a customização de veículos movimenta USD 50 bilhões anualmente pelo mundo, e a cultura pop tornou esse desejo ainda mais forte no consumidor que quer imaginar seus próprios veículos devidamente adaptados. Agora isso é possível, e eles também podem ser elétricos.