Você já ouviu falar de pedágio urbano?
A ideia desse pedágio é forçar os donos de automóveis a utilizar veículos públicos ou não motorizados, para a diminuição de acidentes, poluição e, principalmente, o trânsito.
Este método de taxa utiliza o horário e o local para onde você vai como base, ou seja, dependendo da onde você vá e em qual turno esteja transitando, o valor será diferente, dando prioridade para horários de “rush” e finais de semana, onde o trânsito tende a ficar mais pesado.
O motivo para a implementação é a prioridade de deslocamento de pedestres, ciclistas e veículos particulares não poluentes, como patinete, skate, roller, entre outros. As taxas foram convertidas para transportes públicos de alta qualidade, implementando sistemas de metrô e ônibus que são de baixo custo para a população.
Mesmo aqueles que preferem um conforto maior e permaneceram utilizando seus carros, comentaram sobre a melhora do trânsito, diminuindo o tempo para chegar aos locais, menor risco de acidentes e a qualidade das ruas e das sinalizações. Os abastecimentos nessas cidades possuem uma tendência a serem mais baratas, pela diminuição da demanda.
Outra melhora observada pelas cidades que implementaram esse pedágio, foi a diminuição de poluentes no ar, a qualidade de vida, por conta disso, aumentou muito nesses locais.
E o que você acha desse pedágio? As vantagens são imensas, mas será que no Brasil isso daria certo?
Continue nos acompanhando pelas redes sociais e pelo nosso site para ficar sabendo das últimas novidades!