A partir de 2014 o airbag duplo frontal começou a ser exigido nos carros desenvolvidos no Brasil. Mas você sabia que existe 9 tipos de airbag? Alguns deles, por enquanto, só existem fora do nosso país.
Nós listamos quais são eles e a diferença entre si.
FRONTAL
Esse airbag é o mais comum, ele é o único tipo a ser obrigatório em todos os carros.
Seu objetivo é impedir a colisão dos passageiros da frente com o painel e volante.
LATERAL
Como o nome diz, o airbag está posicionado na lateral do banco, dianteiro e/ou, protegendo o tórax e a cabeça dos passageiros.
CORTINA
Utilizado para colisão lateral ou quando o carro capota, este airbag protege especificamente a cabeça.
CENTRAL
Por enquanto esse airbag só existe para os bancos dianteiros, seu objetivo é evitar o impacto entre o motorista e o passageiro do seu lado em algum acidente.
VIDRO TRASEIRO
Caso uma batida traseira ocorra, esse airbag acionará protegendo a cabeça e evitando que cacos de vidro atinjam os passageiros.
CINTO
Projetado com foco maior em crianças e idosos, o cinto infla para diminuir a pressão criada contra o corpo.
PEDESTRE
Este airbag fica posicionado na parte de fora do carro, entre o para-choque e o capô para diminuir o impacto de atropelamentos.
TETO
Presente apenas em carros que possuem teto solar, ele infla ocupando todo o teto para evitar que as pessoas sejam projetadas para fora do carro ou que se machuquem no momento da colisão ou de capotamentos.
JOELHOS
O airbag mais recente, tem como proposito proteger os joelhos do motorista e do passageiro da frente em uma colisão.
Lembramos que para o funcionamento eficiente dos airbags é preciso que o motorista e os passageiros sigam as normas de transito, como a utilização de cinto de segurança e estar sentado corretamente dentro do carro.
Você conhecia todos esses tipos de airbag?