Imagine acordar de manhã cedo e perceber que está atrasado para o trabalho? Aí você se dá conta de que não vai poder nem tomar café, pois o deslocamento até o seu local de destino tem um trânsito intenso como obstáculo. E é justamente para fugir de situações como essas tão rotineiras que existe a micromobilidade urbana.
A micromobilidade urbana tem como principal função facilitar o trânsito das pessoas e dos veículos nas metrópoles. Com isso, ela impacta de maneira positiva a qualidade de vida da população. Continue a leitura para compreender melhor esse conceito!
O que é a micromobilidade urbana?
A micromobilidade urbana é uma estratégia para organizar os deslocamentos nas cidades. Pela etimologia da palavra, “micro” significa pequeno, somado à mobilidade, resulta naquilo que pode ser considerado como “transporte mínimo”.
A expressão foi criada pelo empresário Horace Dediu que, em 2017, em um evento do Tech Festival em Copenhagen, apresentou a ideia de que essa categoria de veículos, com peso de menos de 500 quilos, poderia ser uma alternativa para deslocamentos nas cidades.
Assim, a micromobilidade urbana consiste no uso de veículos leves — como patinetes, bicicletas, skates, triciclos e motos elétricas — para pequenos trajetos nas cidades, feitos de modo mais ágil.
Quais são os benefícios da micromobilidade urbana?
A ideia do criador desse conceito foi chegar em uma forma de reduzir a emissão de poluentes pelos carros comuns e, ao mesmo tempo, diminuir os problemas com engarrafamentos, tão comuns nas metrópoles.
Dessa forma, a micromobilidade urbana potencializa benefícios como a redução do tempo gasto no trânsito, diminuição da poluição, além de ganhos para a saúde mental e física das pessoas, já que alguns dos veículos, como bicicletas e patinetes, estimulam, também, uma prática física.
Há startups, por exemplo, que aproveitaram a ideia para fazer o compartilhamento desses veículos entre os moradores da cidade. Assim, a proposta fica mais acessível, com custos diluídos entre os usuários.
Você já conhecia o conceito de micromobilidade urbana? O que achou dessa ideia? Deixe sua mensagem nos comentários.