Uma certa noite, na cidade da Torre Eiffel, Paris, dois homens criaram uma ideia revolucionária para dar destaque aos veículos elétricos.
Sentados em um restaurante, em março de 2011, a dupla de empresários começou a desenvolver um projeto chamado Fórmula E: a primeira corrida de carros elétricos do mundo. O principal objetivo? Ser o primeiro campeonato internacional de energia limpa.
As mentes por trás disso são as de Jean Todt, presidente da Federation Internationale de l’Automobile (FIA), e do empresário Alejandro Agag, presidente da Fórmula E. Sua meta era fazer com que os carros elétricos percorressem as ruas de todos os países do mundo, dirigidos por pilotos, com suporte das suas respectivas equipes.
Todt e Agag tinham um sonho: comprovar que os carros elétricos, representantes da mobilidade sustentável, podem ser, também, um entretenimento do bem: por um mundo com energia limpa. A seguir, saiba mais sobre este projeto.
Fórmula E está entre os campeonatos que mais crescem no mundo
Foi uma ideia no guardanapo em um jantar em Paris, entre Todt e Agag, que gerou o que é hoje o campeonato mundial, fazendo parte da ABB FIA Formula E World Championship.
A estreia ocorreu no Parque Olímpico, em Pequim, no ano de 2014. A partir dessa época, a Fórmula E já começou a se tornar uma das principais fontes de entretenimento do automobilismo global, destacando diversos pilotos talentosos e torcidas empolgadas.
Isso também incentivou o aumento do interesse das pessoas por carros elétricos, e, consequentemente, o campeonato passou a ser cada vez mais visado.
Os veículos que participaram da disputa surgiram trazendo objetivos adicionais importantes que se assemelham aos da Fórmula 1: testar as características dos carros, para que suas tecnologias sejam implementadas nos veículos elétricos que circulam nas ruas.
Conquistas da Fórmula E
Depois desses anos e da realização de mais de sete temporadas, o que começou como um laboratório já gerou diversas conquistas para a área de automóveis elétricos.
Uma das inovações de mais sucesso é a de como aumentar o armazenamento de energia. Se, antigamente, os pilotos das disputas acabavam por ter de utilizar dois veículos por corrida, hoje o carro elétrico pode percorrer uma distância de até 100 quilômetros, por cerca de 40 minutos.
Mesmo com o aumento da capacidade de energia, as baterias não aumentaram causando mais peso. Pelo contrário, a eficiência cresceu, ajudando a vencer alguns dos desafios associados aos veículos elétricos.
Para saber mais sobre esse tema, continue acompanhando nosso blog!