A Volkswagen não está para brincadeira, e a marca alemã deixa isso bem claro. Agora é a vez da montadora investir, junto dos demais componentes do grupo, três lançamentos elétricos até 2025, incluindo para a própria marca e para suas subsidiárias Cupra e Skoda.
Como o projeto de sua Gigafactory na Espanha está a pleno vapor, por lá também haverá a produção das baterias que comporão os modelos elétricos. Vale ressaltar, porém, que o planejamento não é para que os carros simplesmente estejam no catálogo do Grupo Volkswagen, e sim para que sirvam de modelos de entrada, desta vez completamente elétricos.
Os três carros serão diferentes em diversos aspectos, como a finalização de seus respectivos designs, porém, dividirão a mesma plataforma, denominada de MEB.
Investimentos passam de R$ 10 bilhões
Como o objetivo de cada carro é diferente, diante do público das três marcas, os investimentos de mais de R$ 10 bilhões estão distribuídos nas variantes do projeto. No caso do modelo da marca-mãe, a intenção é que seja um hatch com qualidade no acabamento e design simples e elegante, como uma espécie de versão elétrica do Polo.
No caso do modelo da Cupra, o projeto abraçará um lado mais esportivo, com tonalidade urbana e, portanto, democrático ao uso, o qual começará com a escolha das cores – sim, haverá uma linha de cintura e o carro terá duas possibilidades de tons. Já a versão da Skoda é um crossover, com paralamas quadrados e o jeitão de fora-de-estrada.
Assim, o Grupo Volkswagen inicia uma nova era, a começar pelos mais acessíveis, os quais têm previsão de comercialização a partir de 2026. Até 2030, a gigafactory empregará mais de 3.000 pessoas, e as primeiras baterias já começarão a entrar na linha de montagem em 2023.