Elétricos comemoram 100 anos no Brasil

A história dos veículos elétricos brasileiros é muito mais antiga do que alguns acreditam, e volta décadas atrás, quando a Gurgel sequer sonhava em existir. Na realidade, a data remete ao início do século XX, especificamente em 1912, quando os primeiros veículos do tipo começaram a circular no Rio de Janeiro: havia 11 automóveis elétricos em circulação, enquanto a frota total na cidade era de 2.412.

Em especial, a Commercial Truck Company e seu caminhão elétrico circulavam desde 1907, de acordo com alguns levantamentos históricos, a serviço da companhia norte-americana Light, responsável pela iluminação da época.

Nos anos seguintes, outros modelos surgiram, tanto caminhões quanto ônibus elétricos, mas aos poucos os veículos de passeio foram ganhando forma, como aconteceu por volta de 1921, quando seis marcas haviam sido listadas, apenas no Rio de Janeiro, a antiga capital do país, comercializando modelos do tipo: Detroit, Atlantic, Milburn, Rolland, Walker e Commercial Truck Company.

País tem sua história com modelos elétricos

Tudo isso demonstra como o Brasil tem história longa com os carros elétricos, mesmo em um período cuja urbanização das cidades ainda acontecia em passos lentos, pois, foi somente no pré-Segunda Guerra Mundial que as fábricas começaram a despontar no país, reforçando a indústria local.

A partir dos anos 1960, as tecnologias passaram a ser testadas em maior escala, apresentadas ao público e, vez ou outra, comercializadas.

O Brasil é considerado pioneiro na indústria automobilística em diversos aspectos, pois sempre foi terra de oportunidades aos mais criativos. Não é à toa que a história do primeiro elétrico brasileiro esteja comemorando 100 anos, pois, é justamente através dela que os próximos acertos farão mais sentido. Agora, resta ao consumidor moderno enxergar que o pioneirismo tem suas razões, sobretudo quando se trata de um olhar tão importante sobre a sustentabilidade.