O Brasil já foi uma potência do setor automobilístico, e esteve entre os países que mais fabricavam carros no início dos anos 2000. Hoje, está muito além de qualquer ranking positivo, ainda que encontre produção relevante. Porém, pode ser que o jogo vire novamente, porque a mudança da indústria, que está se voltando completamente para a eletromobilidade, está causando uma das sensações que mais movem o consumidor brasileiro às compras: a curiosidade. E isso o Google pode comprovar.
Um dos fatores mais importantes para esse aumento de curiosidade foi o preço do combustível em todo o país, o que fez o brasileiro buscar por alternativas e encontrar diversos modelos elétricos interessantes à venda. De acordo com o Google Trends, entre julho de 2021 e março de 2022 o número de pesquisas disparou vertiginosamente. Em uma taxa de pesquisa de 0 a 100, entre julho e março a pesquisa por carro elétrico subiu de 40% para 100%, enquanto os modelos a gasolina e flex estavam em 25%, mas conseguiram minguados 15% na taxa do próprio Google.
Brasileiro está mais interessado
O consumidor brasileiro está muito interessado no carro elétrico, pois a fama dos modelos desengonçados e ineficientes está sendo deixada de lado, ainda que aos poucos. Com o nível de interesse aumentando exponencialmente, fica claro que o esforço das montadoras surtiu efeito, e o preço dos combustíveis não ajudou nem um pouco a manter o ritmo de vendas de novos.
O resultado é a curiosidade pelos carros que já estão circulando (a frota nacional passa dos 100 mil veículos), o que gera interesse pela possibilidade de compra. Nada mais justo, então, do que o resultado no Google ser tão alto de repente, pois trata-se de uma equação exponencial: para cada carro visto na rua, dezenas de pessoas partem para a pesquisa.