Conheça o triciclo híbrido paranaense

Uma iniciativa mista entre os setores privado e público está dando o que falar no Paraná. Apresentado pela empresa Motiva Motocicletas, um triciclo promete mudar o cenário de entregas ao trazer, ao Governo do Estado, uma proposta para incentivar o uso de novas tecnologias e modificar o cenário da indústria automobilística através da descarbonização. Trata-se de um triciclo híbrido flex.

A ideia surgiu como forma de fomentar o uso de tecnologias sustentáveis, e como a eletricidade parece fazer parte de um futuro cada vez mais próximo, a Motiva entrou na onda do desenvolvimento para que todos os componentes fossem desenvolvidos e produzidos em solo brasileiro. O resultado é o triciclo que conta com autonomia variável entre 80 km e 120 km, de acordo com o uso de seu sistema de baterias.

Modelo deve ganhar as ruas em breve

O objetivo, também, traz outra nuance: o aumento dos combustíveis fósseis, finitos e poluentes, enquanto o modelo conta com um motor de 250 cilindradas que roda o suficiente para demandar de apenas R$ 0,05 por quilômetro rodado, tornando a experiência e a relação entre custo e benefício de seu piloto contraste gritante entre este triciclo e um modelo convencional.

A partir disso, mesmo que esteja em fase de testes, o triciclo da Motiva Motocicletas desemboca o suficiente para criar a distância necessária para causar o interesse de compra. Mas, mais do que isso, pode ser recarrega em uma tomada simples e, se for em 220V, a carga completa é alcançada em apenas quatro horas. – em 110V serão necessárias oito horas.

Seja como for, as ruas paranaenses estão prestes a encontrar uma boa pedida híbrida para começar, com o pé direito, o caminho para a descarbonização no Brasil.