A infinidade de siglas em modelos elétricos ou híbridos têm dois significados: o primeiro tem tudo a ver com o bom momento que o segmento enfrenta, com o aumento significativo de motos e carros mais distantes dos normalmente poluidores à base de combustíveis tradicionais. O segundo é que, com a chegada de novos modelos, vêm as novas siglas para o consumidor decorar.
Porém, mais do que uma sopa de letras disponibilizada em diversas marcas e modelos, as siglas têm significados importantes, e fazem toda a diferença não apenas na hora da compra, como também no próprio funcionamento do veículo
É por isso que, antes de mais nada, é necessário entender bem o significado de cada sigla, e para que ela funciona. Para te ajudar na interpretação, destacamos as principais:
EV: A sigla significa Eletric Vehicle, e significa que o veículo que a ela pertencer é plenamente movido por eletricidade.
PHEV: O significado desta é um pouco mais extenso, mas faz todo o sentido, e traz o termo Plug-in Hybrid Electric Vehicle, ou Veículo Híbrido Plugável, o qual precisa de recarga externa das baterias.
HEV: Neste caso, o termo Hybrid Electric Vehicle significa que o carro combinará o motor tradicional, a combustão, com uma ou mais baterias para funcionar, de forma sempre integrada, como se um complementasse o outro.
BEV: Um Batery Electric Vehicle é o mais comum hoje em dia em ruas brasileiras, e traz um banco de baterias que alimentam os motores. Assim, ele demanda de recarga externa, em uma tomada específica para esse tipo de automóvel.
Há diversas outras siglas, tão significativas quanto as apresentadas aqui, mas, em casos específicos, você pode compreendê-las melhor ao pesquisar pelo tipo de veículos representados por elas. Seja como for, é fato que esta sopa de letras tem significados especiais.
Continue nos acompanhando para descobrir as novidades do futuro elétrico!