Ter um carro elétrico tem se tornado cada vez menos novidade, de acordo com estudos recentes da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), que apontam o interesse do consumidor brasileiro para saber mais sobre esse tipo de veículo. O segundo ponto, então, é o inegável crescimento dos emplacamentos somente no primeiro semestre de 2022, o que deixa implícita uma dúvida: agora é a hora de saber mais sobre como funcionam os carregadores desses carros.
Por isso, é essencial saber que seu uso é simples: como um carro elétrico conta com sua bateria para ganhar propulsão e manter o motor em funcionamento, o uso do carregador é muito parecido com o de um outro aparelho: basta conectá-lo a uma fonte de energia, com todas as especificidades que um carro elétrico demanda, é claro.
Eles serão cada vez mais comuns para o consumidor
Na prática, a bateria de um carro elétrico recebe energia de corrente contínua, mas ela entra como energia alternada, e é convertida já dentro do veículo, para que o jeito certo chegue à bateria. Aliás, o carregador de carros pode ser montado na parede, fixado a um suporte ou instalado diretamente no chão. Há, ainda, os modelos portáteis, fáceis de serem instalados em uma tomada convencional.
Outro modelo de carregador de carro elétrico é o mais recente, o ultrarrápido, que trazem seus próprios inversores do tipo de energia que recebem e conseguem converter a energia de forma contínua.
Desta forma, compreender como os carregadores de carros elétricos funcionam faz com que você entenda como eles se aplicam à prática. Ou seja, enquanto os carros elétricos estão chegando aos montes ao mercado brasileiro, é a hora de aprender mais sobre esse segmento, pois é bem provável que em dez anos você seja um consumidor de carro elétrico.