Qual é o futuro da mobilidade? Para a gigante automotiva francesa Citroën, a resposta está em três grandes objetivos: ser autônomo, compartilhado e polivalente.
Seu novo conceito que agrega tudo isso, chamado Citroën Autonomous Mobility Vision, foi apresentado recentemente na CES 2022, evento referência mundial em eletrônica, tecnologia e inovação, realizado em Las Vegas.
Esta visão foi consolidada no Citroën Skate. Este skate, digno das maiores produções de ficção científica, servirá como uma base para que o veículo seja multifuncional, podendo, inclusive, funcionar como um mini-táxi compartilhado, acomodando até cinco pessoas.
Suas quatro grandes rodas sob módulos podem levar seus passageiros por pistas dedicadas a até 25 quilômetros por hora.
A seguir, saiba mais sobre essa novidade.
Inovação e conexão no skate autônomo e elétrico da Citroën
A mobilidade urbana está mudando rapidamente. Diante dos desafios de reduzir sua pegada de carbono, as grandes cidades estão restringindo o acesso aos veículos mais poluentes.
Daí a absoluta necessidade de se projetar soluções de mobilidade sustentáveis, relevantes e adaptadas às necessidades das pessoas, que, cada vez mais, exigem veículos mais limpos, seguros e inovadores.
Nesse contexto, para a Citroën, a mobilidade de amanhã pode ser sustentável, compartilhada, autônoma e conectada. Imagine um skate com mais de 2 metros de comprimento e 1,39 metros de largura. Adicione quatro rodas omnidirecionais projetadas pela Goodyear. Incorpore pequenos motores elétricos para dar a ele total liberdade de movimento de 360 graus.
Isso é apenas parte da inovação trazida pelo modelo apresentado pela Citroën. O skate possui também um sistema de carregamento indutivo – o que significa que ele pode simplesmente estacionar sobre uma base de carregamento para recarregar a bateria, sem a necessidade de assistência humana.
A velocidade do veículo pode ser configurada de acordo com a forma como os pods são usados para atender à demanda da forma mais eficaz possível.
Assim, a ideia é que o skate funcione como vetor de mobilidade, permitindo que diferentes cápsulas, criadas por várias empresas de serviços, se posicionem na sua plataforma.
Com isso, os usuários têm acesso ao serviço de sua escolha 24 horas por dia, 7 dias por semana, para desfrutar de serviços como academia, exibição de filmes, espaço de leitura e tantas outras possibilidades, enquanto são transportados até o seu destino.
Com isso, o skate promete ajudar a aliviar o congestionamento nas grandes metrópoles, reduzir a pegada de carbono, pois é elétrico, e tornar o transporte elétrico mais acessível, já que, com o seu compartilhamento, torna-se mais barato do que um veículo autônomo individual.
Para conhecer outras inovações como essa, siga acompanhando o nosso blog!