A gigante chinesa BYD quer convencer o público brasileiro de que seus carros elétricos são fortes, bonitos e acessíveis, e está fazendo isso com uma estratégia inteligente: incluindo-os pouco a pouco na 99, famoso aplicativo de motoristas que faz sucesso em cidades como São Paulo – aliás, foi na capital paulista que o modelo começou a circular.
O BYD D1 é uma espécie de compacto, minivan e monovolume, o que facilita muito o embarque e desembarque de passageiros, além de ter o espaço interno valorizado. Neste caso, o D1 EV (elétrico) foi projetado justamente para ser parte de empresas ligadas à mobilidade urbana, como é o caso da 99, que pertence ao grupo chinês DiDi Chuxing. Ou seja, é uma troca de experiências com o melhor de dois mundos, com itens de segurança como piloto automático adaptativo, frenagem de emergência autônoma, alerta de saída de faixa e aviso de colisão com pedestres.
Modelo da marca chinesa já circula em São Paulo
Contudo, além de toda a tecnologia aplicada ao modelo, a BYD também se preocupou com o motorista: 4,39 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,65 m de altura e 130 cv de potência – mais do que suficientes para torná-lo ágil nas ruas paulistanas, com 18,3 kgfm de torque e ótimos 371 km de autonomia, o que facilita o dia a dia de todo motorista de aplicativo.
O objetivo da BYD é trazer ao público brasileiro a vivência de um modelo elétrico, e nada melhor do que fazer isso oferecendo-o através de serviço de motorista por aplicativo. Desta forma, o consumidor interessado em carros elétricos poderá sentir como a marca chinesa desenvolveu seu modelo e o adaptou para o Brasil. E o público não tão interessado assim poderá mudar de ideia a respeito da chegada de vez dos elétricos às ruas brasileiras.