De acordo com a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), o país já ultrapassou o número de 100.000 veículos elétricos circulando pelo país, incluindo carros híbridos, híbridos plug-in e completamente elétricos. Isso indica que o país está em mão única, e o público brasileiro está cada vez mais interessado em trocar seu estilo de vida em prol de uma ação sustentável.
Entre janeiro e junho de 2022, o acumulado de vendas foi de 23.033 automóveis do segmento, enquanto o mesmo período de 2021 emplacou pouco mais de dezessete mil. Isso faz com que uma nova reflexão seja feita: qual é a prioridade da indústria para os próximos anos? A resposta pode vir complementada com a seguinte afirmação: o brasileiro está curioso para testar a nova geração de veículos elétricos.
Brasil é uma das promessas da próxima década
Apesar de já não ser tão expressivo como foi há alguns anos, o mercado automotivo do Brasil ainda representa uma boa fatia diante da produção mundial. Aliás, no mundo inteiro a produção de veículos elétricos está em alta, pois o aumento de 2022 foi de 109% diante o de 2021, o que significa: 16 milhões de automóveis e 600 mil ônibus elétricos. Ou seja, se o Brasil abraçar de vez a ideia, o que provavelmente vai acontecer com as restrições impostas a veículos movidos a combustíveis fósseis em todo o mundo, a onda deve crescer muito até a metade da próxima década.
Portanto, em um país cuja infraestrutura ainda carece de muito investimento, saber que o consumidor brasileiro está não só atento como também interessado em eletromobilidade e seus produtos é uma ótima notícia. Principalmente quando a oferta passa a se equivaler com o número de modelos disponíveis no mercado. Como a própria ABVE informa, a situação é inesperadamente otimista. Bom para o brasileiro e para o meio ambiente.