A venda de carros elétricos no Brasil tem surpreendido a todos, principalmente pelo aumento de 78% entre o primeiro semestre de 2021 e o mesmo período de 2022, de acordo com a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos). Porém, o resultado dessa equação é inusitado: os carros mais vendidos e mais procurados foram divulgados pela Bright Consulting, e resultam em um hatch “popular” e um SUV de alto padrão, os dois opostos que demonstram algumas questões importantes sobre o mercado de eletromobilidade.
Pois, com o aumento do preço do combustível, e com as mudanças feitas pelas próprias montadoras, que agora deram um prazo final para a produção de veículos movidos a combustíveis fósseis, o desenvolvimento tecnológico trouxe diversos modelos elétricos, cujos valores estão muito acima dos demais carros e, talvez por isso mesmo, tenham mudado o hábito do próprio comprador.
Diferença de segmentos valoriza setor
Com 701 vendas, o Volvo XC40 é o carro mais vendido do país em 2022, seguido de perto pelo JAC E-JS1, com 403 emplacamentos. Curiosamente, o terceiro colocado é o Renault Kangoo Furgão, ou seja, nenhum dos três têm ligação sequer com uma única categoria em comum, o que determina o seguinte: o público quer soluções diferenciadas, e está pagando por isso, seja em um SUV, um compacto ou furgão.
Com as grandes diferenças físicas e tecnológicas entre ambos os modelos, é visível que o consumidor brasileiro está buscando soluções, e procura isso não apenas deixando de lado a marca X ou a Y, como também experimentando o carro elétrico com o que ele promete oferecer. Por isso, as grandes vendas da Volvo e da JAC comprovam o quanto apresentar soluções com ótima relação entre custo e benefício pode ser mais importante do que o valor de mercado em si.