Volvo pretende testar modelo sueco de ônibus elétrico em Curitiba

A Volvo Buses Latin America, responsável pelos ônibus da empresa sueca, testou recentemente o modelo elétrico em Curitiba, no Paraná. O presidente da América Latina da marca, Fabiano Todeschini, se uniu ao grupo de executivos da região para organizar o projeto, denominado como Eletromobilidade de Curitiba.

Acostumada a servir como cidade-modelo para diversos testes e experimentos promissores, a capital paranaense se torna pioneira na utilização de parcerias com a iniciativa privada, pois, com o projeto, o transporte público local só tem a ganhar, sobretudo pela constante emissão de gases poluentes no ar.

De acordo com o prefeito, Rafael Greca, Curitiba tem toda a estrutura necessária para transformar o transporte e suas bases ao formato pretendido, elétrico, pois a cidade já flerta com estações autossustentáveis, pistas exclusivas, terminais adaptados e intermodalidade no próprio transporte público há tempos. Resta, agora, iniciar as melhores ações para tirar os planos do papel.

A Volvo está se transformando em referência no mundo todo

Não é mais segredo que a Volvo tem planos audaciosos para os próximos anos, todos ligados às mudanças de sua frota para que seja completamente composta por veículos elétricos. A promessa é de que todos os veículos da marca não serão mais poluidores a partir de 2030.

Por isso, além de olhar para a própria marca, a empresa está tomando os devidos cuidados no resto do mundo. Ao criar planos como o da Eletromobilidade de Curitiba, a sueca firma parcerias que podem ser duradouras, e beneficiárias a todos os lados envolvidos.

Com o lema “The Future is Eletric”, a Volvo já realiza os mesmos testes em outras cidades espalhadas pelo mundo, sendo em grande maioria europeias. Isso permite que seus planos possam sair do papel de acordo com as necessidades locais, o que só tem a beneficiar o avanço tecnológico e ecossustentável.