A Volvo sempre foi a marca mais preocupada com a segurança, tanto que foi a primeira a colocar cintos de segurança em todos os seus veículos. Décadas depois, a fabricante sueca faz uma nova promessa bem ambiciosa, afirmando que ninguém deve morrer ou ter ferimentos graves enquanto estiver dentro de um de seus automóveis. E o primeiro modelo a trazer a chamada “nova era de segurança” será o Volvo EX90, o sucessor elétrico do XC90, que será revelado no dia 9 de novembro.
“Todos os Volvo EX90 virão com um escudo invisível de segurança”, diz Jim Rowan, CEO da Volvo. O SUV elétrico contará com uma combinação de oito câmeras, cinco radares, 16 sensores ultrassônicos e um sensor LiDar a laser, posicionado no teto do veículo. Assim, será possível fazer uma leitura em 360° ao redor do carro em tempo real. “Acreditamos que o EX90 é o carro mais seguro da Volvo que já entrou em uma estrada”, afirma Joachim de Verdier, chefe de Automação Segura de veículos da empresa.
O LiDar foi preparando pela Volvo, usando um software próprio que trabalha em conjunto com os dois sensores e radares. A tecnologia poderá detectar pedestres a até 250 metros de distância ou um objeto pequeno como um pneu a 120 metros de distância. “Em uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h, 250 metros são percorridos em apenas 7,5 segundos. Isto nos dá mais tempo para agir e evitar colisões”, explica Rowan.
Só pelo uso desta tecnologia, a Volvo estima que os softwares e os sensores podem ajudar a reduzir os acidentes com mortes ou ferimentos graves em até 20%, conforme o sistema for atualizado com os dados gerados no mundo real. A expectativa é que seja possível aumentar a prevenção de acidentes em até 9%, o que significa que milhões de colisões seriam evitadas.
Outro foco da fabricante sueca foi dentro do veículo. Sensores e câmeras especiais foram posicionados de forma a medir a concentração dos olhares do motorista, notando se está cansado, distraído ou desatento. Assim, o carro fará pequenos alertas para chamar a atenção do motorista para que volte a focar na estrada. Se algo fizer com que o condutor caia no sono ou desmaie ao volante, o EX90 será capaz de agir automaticamente, parando o veículo de forma segura e pedindo ajuda através do Volvo On Call. A Volvo não quis revelar todas as informações sobre o seu novo sistema de segurança veicular, guardando os detalhes para a apresentação do EX90 em novembro. O sucessor do XC90 será totalmente elétrico e não contará com uma versão a combustão, visto que a fabricante sueca promete ter somente VEs a partir de 2030.