Dona de diversas histórias de pioneirismo, a Volvo agora quer ganhar sua fatia no cada vez mais concorrido mercado de veículos elétricos, o que fez a montadora correr contra o tempo para garantir que, até 2030, todos os veículos em sua linha de montagem tenham suas respectivas baterias.
Focada 100% em um projeto de plena sustentabilidade, a marca sueca anunciou que toda a produção será revertida aos VEs (Veículos Elétricos), cujas tecnologias já estão em desenvolvimento e, em diversos modelos, aplicadas como formas híbridas de convergir o público.
E mais: a notícia veio em dose dupla, pois, também a partir de 2030, todos os veículos serão vendidos completamente online, sem concessionárias ou testes ao vivo e a cores.
Os planos da Volvo incluem, mais uma vez, pioneirismo
Ainda que pareçam mirabolantes, os planos da Volvo estão mais do que certos: com a crescente rigorosidade nas leis europeias em relação à produção de veículos com base em combustíveis fósseis, chegou a hora de dar o pontapé inicial.
Hoje, há apenas dois veículos elétricos no hall da marca: XC40 Pure Eletric e C40, que deve chegar em breve. Por isso, a previsão de que em apenas oito anos todos os modelos sejam movidos com base em uma bateria especial deve assustar muitas marcas, mas, ao mesmo tempo, deve movimentá-las também.
Aliás, segundo a própria empresa, já em 2025 metade de suas vendas globais devem ser com base no catálogo elétrico da marca. Que ousadia!
Como o mercado de veículos elétricos deve reagir
Com o mercado de carros elétricos tão aquecido, discutir sobre as mudanças necessárias no segmento automotivo nunca foi tão urgente. Por isso, com o pioneirismo da Volvo partindo do princípio de que o veículo à bateria é a resposta para agora, quem vai duvidar de uma das marcas mais inovadoras do mundo?