À medida que os veículos elétricos se consolidam, é importante conhecer mais sobre as suas particularidades. Um dos pontos que merecem destaque são os tipos de carregadores elétricos disponíveis.
Semelhante aos cabos de carregamento de telefone, os cabos de carregamento de carros elétricos tendem a ter dois conectores, um que se conecta à tomada do veículo e o outro ao próprio ponto de carregamento.
O tipo de conector necessário varia de acordo com o veículo e a classificação de potência (“velocidade”) do ponto de carga. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
4 tipos de carregadores elétricos
No Brasil, é possível encontrar diferentes tipos de carregadores elétricos, que variam conforme fatores como velocidade e potência.
A seguir, conheça quatro exemplos.
1. Carregador básico
Comumente, é o que acompanha o carro elétrica de fábrica. Ele possibilita que o veículo seja conectado a tomadas comuns de 10A.
Ele apresenta um uso mais universal, visto que demanda somente que a tomada utilizada seja aterrada. Embora essa versatilidade seja uma vantagem, este tipo conta com uma potência de carregamento menor, o que exige mais tempo para se completar a carga.
2. Carregador residencial (Wallbox)
Este tipo de carregador elétrico é um dos mais populares no país. Ele é instalado na parede e pode carregar boa parte dos veículos que utilizam o conector universal J1772.
Ele pode completar a carga em um tempo até três vezes menor do que o modelo básico, sendo que a recarga é realizada em corrente alternada de 16A a 32A.
3. Carregador semirrápido (AC)
Este é considerado um tipo mais completo, já que traz também a possibilidade de controle e histórico de consumo, entre outros recursos.
Entre os modelos de carregadores elétricos, este é o comumente encontrado em eletropostos e pontos de recarga públicos. Com este tipo de carregador, a recarga ocorre em corrente alternada de 16 a 32A.
4. Carregador superrápido ou ultrarrápido (DC)
Para quem busca mais velocidade no carregamento, este é o tipo ideal. Este modelo permite completar 80% da capacidade de carga em apenas alguns minutos.
Para saber mais, continue acompanhando nosso blog. Até a próxima!