Tesla começou a entregar os primeiros veículos produzidos em fábrica alemã

A notícia ainda é recente, mas a Tesla não perde tempo. A marca de automóveis de Elon Musk começou a entregar diversos automóveis elétricos em sua nova fábrica, na Alemanha, dando o pontapé inicial para os planos generosos: 500.000 veículos por ano pretendem sair de lá.

O Model Y, modelo escolhido para iniciar esse ambicioso projeto, é resultado de investimento de 5 bilhões de euros. Mesmo que a fábrica tenha saído do papel meses após o pretendido por seu dono, Elon Musk, o motivo não é exatamente culpa do bilionário: a pandemia de covid-19 atrasou todos os processos. Hoje, porém, os planos da empreitada em Brandemburgo incluem uma folha de pagamento de nada menos que 12 mil trabalhadores.

A ambição da Tesla nunca esteve escondida

Hoje, a Volkswagen é detentora da vantagem do mercado de veículos elétricos na Europa, pois conta com participação de 25%. Porém, a Tesla já está correndo atrás, e quer deixar para trás seus atuais 13% o mais rápido possível, afinal, serão centenas de milhares de carros elétricos produzidos em sua fábrica.

Com 50 gigawatts-hora (GWh) pretendidos diariamente quando sua produção estiver a todo vapor, ou melhor, eletricidade, a Tesla fará com que essa revolução industrial limpa, como muitos especialistas têm apelidado o fenômeno, esteja de acordo com a proposta de diversas montadoras, sobretudo na Europa, onde a preocupação com o meio ambiente saiu do papel em primeiro lugar.

Portanto, se a Tesla vai ou não conseguir manter seus planos em dia, ainda há dúvidas, mas, pelo andar da carruagem, a empresa vai conseguir se igualar aos grandes concorrentes, sim. Ao consumidor, só resta comemorar, ou conseguir desembolsar o correspondente a um Model Y: quase 60 mil dólares, o suficiente para ajudar o mundo a parar de se poluir tanto.