E se os carros elétricos se tornassem um pilar da própria rede elétrica? Essa é a ideia por trás da tecnologia V2G.
Com a tendência de crescimento no uso de veículos elétricos, novas soluções para trazer mais eficiência e controle de custos começam a surgir. Embora ainda não seja tão utilizada no Brasil, essa tecnologia tem se destacado em projetos das montadoras globais. Continue a leitura para saber mais sobre o que é o V2G.
Afinal, o que é a tecnologia V2G?
O crescimento do mercado de veículos elétricos e da rede inteligente proporcionou a criação da tecnologia Vehicle to Grid (V2G).
Esta é a tecnologia que permite que as baterias de veículos elétricos armazenem energia e a descarreguem de volta para a rede elétrica quando essa for mais necessária.
Como funciona a tecnologia V2G?
O funcionamento é simples: a bateria do carro elétrico atua como uma extensão da rede elétrica, como uma espécie de reserva de energia para uso ocasional.
Assim, o carregamento torna-se um processo bidirecional, o que significa que a rede não mais se limita a fornecer eletricidade à bateria do veículo: ela também considera essa bateria como uma fonte de energia a ser usada para atender às necessidades de consumo.
Qual é a importância da tecnologia V2G?
Como vimos, a tecnologia V2G possibilita o armazenamento de energia em veículos elétricos pra que esses realimentem a rede elétrica. Isso é de grande importância especialmente para ajudar a fornecer energia em horários de pico de demanda.
Com isso, a tecnologia V2G é considerada uma divisora de águas no mercado de veículos elétricos, porque essa transferência bidirecional não apenas incentiva uma forma mais eficiente de se lidar com a energia como, também, eleva o aspecto sustentável.
Afinal, com a tecnologia, os carros elétricos podem ser utilizados como “acumuladores de energia”, estabilizando a rede e trazendo mais eficiência a ela. Tudo isso sem a emissão de gases poluentes provenientes de escapamentos, como ocorre nos veículos a combustão.
Para saber mais sobre a tecnologia V2G e o mercado de veículos elétricos, siga acompanhando as atualizações em nosso blog!