Supervan elétrica da Ford tem 2.000 cv

Uma minivan elétrica que ultrapassa os 300 km/h. Esse é o projeto Ford Pro Electric SuperVan, um carro-conceito que tem dado o que falar porque nem de longe se aproxima das convencionalidades das minivans tradicionais. O mais interessante, porém, é admitir que o modelo conta com 2.000 cv de potência, ou o correspondente a isso, pois se trata de um veículo completamente elétrico.

A novidade foi apresentada pela marca norte-americana no Festival de Velocidade de Goodwood, e a Ford a levou a público como quarta geração de suas vans de performance ultra-alta, ou seja, são exemplos experimentais, mas completamente qualificados para irem às ruas, e oferecer o que a marca tem de melhor em questões tecnológicas e ergonômicas.

Na Áustria, a Ford Performance e a STARD se uniram para mostrar ao público como essa supervan elétrica desempenha bem, seja em competição ou não, e a equipe técnica fez isso com o pé direito: o modelo em questão conta com nada menos que 2.000 cv. Hoje, um carro da F-1 tem, em média, com 750 cv.

Marca norte-americana desafia o estigma dos carros elétricos

Com quatro motores elétricos e uma bateria de 50 kWh com refrigeração líquida, o chassi dessa supervan foi adaptado a partir do conceito desenvolvido para a E-Transit, o que indica que o espaço interno foi privilegiado. Além disso, esse modelo conta com um sistema de transmissão de dados em tempo real e o gerenciamento remoto, itens que ampliam sua performance.

A grande questão, de acordo com Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports, é transformar um veículo tradicional em um modelo cuja ruptura de padrões seja uma constante. Nada melhor do que uma minivan hiper esportiva e elétrica para tornar a causa comprovada para o público que ainda duvida do conceito dos carros elétricos.