Sony e Honda planejam criar montadora para carros elétricos

Duas gigantes estão se unindo para desenvolver projetos e modelos de carros elétricos e dividir a expertise com quem mais interessa: o público. A Honda, montadora japonesa com décadas de reconhecimento pela qualidade mecânica de seus veículos, deu as mãos à Sony, cujo despertar tecnológico já alcançou tantos braços da indústria quanto é possível imaginar: brinquedos, jogos, eletrônicos, comunicadores, som, televisores, smartphones e outros. Agora ambas chegarão ao público de mãos dadas e, ao que tudo indica, a promessa se cumprirá em pouquíssimo tempo.

Isso porque o primeiro projeto tem previsão para ficar pronto já em 2025, e ganhar as ruas com a união de ambas as marcas em um só ponto de vista. Assim, ao invés de desenvolver a tecnologia do zero, a Honda percebeu que a união faz a força, como a Sony já comprovou (Sony Ericsson; Sony-Marvel). Com isso, além da curiosidade despertada, este pode ser o início de uma bela amizade, e outras tantas marcas podem apostar suas fichas caso o resultado seja positivo. 

O projeto visa desenvolver veículos que sejam conceitos novos no mercado

O acordo visa a seguinte parceria: a Honda oferecerá sua expertise e tecnologia para o desenvolvimento dos veículos, como o conceito de cada carro, o design mais adequado a cada proposta e o pós-venda. Isso faz com que a Honda chegue com o pé direito em um mercado ainda pronto para ser explorado, pois a Ásia conta com poucos modelos e montadoras preocupados em oferecer veículos elétricos, como é o caso da Nissan, da Toyota e da JAC Motors.

Por sua vez, a Sony será responsável por dois tipos de tecnologias: segurança e entretenimento. Ou seja, a expertise desta marca fará com que os passageiros estejam seguros a partir de um viés diferente, o que poderá gerar novas perspectivas para os modelos elétricos. Já o entretenimento será parte importante dessa parceria. A ideia é que o console central seja equipado com um sistema tecnológico de alto rendimento, com tela grande o suficiente para oferecer soluções voltadas ao audiovisual.

Ainda que a parceria seja novidade, porém, a Sony não é nova no assunto. Recentemente, a marca apresentou um conceito de sedã, batizado de Vision-S 01 e, em seguida, o SUV Vision-S 2. Para ambos os casos, os protótipos foram desenvolvidos em parcerias com outras marcas também, como Bosch e Valeo, o que significa que a gigante do entretenimento não está querendo brincar.