WiTricity. Esse é o nome da startup norte-americana que desenvolve tecnologia para carros elétricos, e que recentemente foi adquirida pela Siemens por US$ 25 milhões. A partir de agora, ambas trabalharão em conjunto para desenvolver uma forma de carregamento dos modelos sem a utilização de fios, e que possa ser utilizado de forma global e padronizada.
A própria Siemens, aliás, afirma que “A transferência de energia sem fio será a tecnologia-chave para permitir o carregamento automático sem contato com menos requisitos de manutenção e abrir caminho para um futuro de mobilidade totalmente elétrica e totalmente autônoma”, o que significa que a empresa tem, como um de seus principais objetivos, trabalhar em prol da descarbonização do planeta.
Marca promete entregar praticidade ao mercado
Com a pesquisa acontecendo de forma completamente ativa, de acordo com a marca, é o desenvolvimento conjunto utilizando a expertise de uma e a abrangência de outra. Nada mais justo, então, do que acreditar que ambas estejam próximas do sucesso.
Por isso, com o desenvolvimento do que foi afirmado, será possível que o motorista estacione seu carro em vagas específicas, e que faça o que precisa fazer sem se preocupar, pois o carro será automaticamente recarregado através de uma placa disposta no chão, pelo já conhecido sistema de indução. A partir disso, é bem provável que a empresa seja uma das responsáveis pela ressignificação do que é comprar um carro elétrico hoje em dia.
Com a Siemens buscando novas maneiras de inovar e trazer personalidade aos produtos, o mercado de eletromobilidade se beneficia com os resultados alcançados. Mas, mais do que isso, os carregadores sem fios prometem trazer novas perspectivas aos carros elétricos, e pensar que podem chegar ao transporte público gera esperança para um segmento ainda travado pelas tecnologias vistas nas ruas.