O relacionamento das cidades e automóveis

Anualmente, no dia 22 de setembro, o Dia Sem Carro é realizado ao redor do mundo. Mas aonde surgiu a data?

Em 1997, na França, o governo decidiu criar um dia para conscientizar a população e comover o uso de transportes alternativos.

Mas muito antes dessa data existir, aqui no Brasil, transformações na mobilidade urbana começaram a ser realizadas.

Na década de 50, a urbanização foi associada aos meios de transporte, tanto coletivos, quanto particulares, priorizando um investimento na área automobilística.

Por conta disso, os bondes começaram a sumir e, em seu lugar, ônibus e carros começaram a ser amplamente utilizado. Deixando de lado a mobilidade elétrica (na época, bonde e trem).

Com mais vias e mais facilidades ao se ter um carro próprio, a cultura do carro começou já nos anos de 1960. Junto a isso, o governo influenciava pessoas para comprar seus carros com taxas baixas e valores que cabiam no bolso.

Assim, mais pessoas compraram mais carros, causando trânsitos complicados e acidentes pela falta de planejamento urbano.

Hoje em dia, esses problemas se agravaram nas grandes metrópoles, causando aumento no custo das passagens, congestionamentos diários e uma grande poluição nos centros urbanos.

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