O Brasil está se tornando um país ambientalmente mais responsável. Ou ao menos é isso o que apontam dados das vendas de automóveis elétricos e eletrificados, que despontou consideravelmente no primeiro quadrimestre de 2022. Isso indica que o país está abrindo suas portas, e a garagem de suas casas, para os veículos movidos a energia limpa. Apesar da boa notícia, ainda restam muitos quilômetros a percorrer em relação ao restante dos países com boa aceitação do segmento.
De acordo com dados da Anfavea, os veículos híbridos, ou seja, automóveis que contam com motor a combustão e, também, com baterias, estão com 2,3% do total de emplacamentos no primeiro trimestre de 2022. Enquanto isso, os modelos puramente elétricos contam com meros 0,3% de participação no market share. Isso indica que o caminho é longo, mas que serão precisos alguns ajustes para que ele se torne menos tortuoso.
Carros elétricos encontram mercado em plena expansão
Em comparação a outra fatia do mercado, que abrange os modelos de luxo, movidos completamente a gasolina, os eletrificados somam 2,6% das vendas, enquanto o primeiro grupo chega aos 3%. Em 2021, os carros movidos a energia limpa chegaram a apenas 1,7%, e isso indica como o interesse mudou de um ano para outro.
Com isso, enquanto a confiança do público cresce, os híbridos se destacam pela convencionalidade do atual momento. Dentre eles, Toyota Corolla e Corolla Cross são os grandes responsáveis, pois fizeram 2.095 e 4.126 vendas respectivamente, também no primeiro trimestre de 2022.
Ainda assim, há diversos aspectos que precisam ser considerados, como o fato de o Brasil ainda não possuir infraestrutura minimamente recomendável para efetuar as recargas dos carros, e a taxação ser muito acima dos modelos com motores a combustão tradicionais.
Continue nos acompanhando para descobrir as novidades do futuro elétrico!