Se você ainda não ouviu falar da Arena do Futuro, é bem provável que nos próximos meses conheça o projeto muito bem. Isso porque o enorme espaço, criado como uma pista de testes na Itália, mais especificamente em uma cidade chamada Chiari, foi desenvolvido para definir novos padrões tecnológicos para os veículos elétricos e, com isso, testar uma série de conceitos.
Assim, o que a Arena do Futuro faz é simples e genial: sua pista recarrega a bateria dos carros elétricos enquanto eles passam sobre ela. Ou seja, nada de preocupações a respeito de onde será o próximo posto de recarga, por horas, pois se o conceito for adiante, a indústria automobilística acabou de ganhar um verdadeiro propulsor.
Desenvolvida pela gigante do segmento Stellantis, a pista tem o poder de reconhecer a bateria dos carros em movimento e carregá-la sem a utilização de fios ou algo do tipo. E mais: de acordo com estudos recentes, a velocidade não influencia tanto a rapidez da recarga, como era de se esperar.
A recarga de carros em movimento já é possível
A tecnologia que permite a recarga das baterias tem nome e sobrenome: Dynamic Wireless Power Transfer (DWPT), que em português claro se traduz como um sistema de bobinas localizadas sob o asfalto, e que causam a tal da carga por indução, como já é comum em celulares. Nos carros, é necessário apenas ter um receptor para tal.
A Arena do Futuro traz, contudo, a oportunidade de testar novos limites à tecnologia voltada à eletromobilidade. Ao trazer essa manobra para a prática, a partir de agora haverá um novo olhar sobre como as baterias dos carros elétricos podem ser otimizadas, e o que o planejamento urbanístico pode fazer por isso. Resta saber quais serão os primeiros países a colocar em prática, depois da Itália, é claro.