QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA?

As cidades estão se expandindo em um ritmo cada vez mais veloz. A urbanização é uma tendência que está se consolidando e varrendo absolutamente todo o globo, não deixando nenhuma cidade de fora. Como consequência, uma mudança fundamental na mobilidade está acontecendo, gerando novos desafios em relação à forma como as pessoas se deslocam de um lugar a outro.

Não é possível fugir da seguinte equação: quanto mais pessoas moram em uma localidade, maior é a concentração de tráfego — o que, por sua vez, resulta em mais congestionamentos, violência no trânsito e até mesmo poluição do ar. Mas esses não são os únicos problemas. Confira a seguir os principais desafios enfrentados diariamente nos grandes centros urbanos.

CIDADES SUPERPOPULOSAS

O crescimento populacional é algo que acontece em uma velocidade acelerada. Nesse local, as pessoas precisam ir ao trabalho, ao mercado, à escola, ao médico, visitar outras pessoas — e utilizam algum meio de locomoção para isso. Além do mais, de acordo com a última atualização do IBGE, já são mais de 100 milhões de veículos motorizados nas ruas.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA?

Por isso, muitas cidades hoje não dão conta de efetuar mudanças para comportar tantas pessoas vivendo nos centros urbanos. Quanto maior a concentração em um único lugar, maior é a necessidade de ter uma mobilidade eficiente que integre todos os tipos de modais e que atenda o ir e vir da população.

A manutenção da malha viária existente e investimentos em meios de transporte alternativos são algumas das maneiras para atender essa demanda tão acentuada.

INFRAESTRUTURA

Entre os desafios da mobilidade urbana está a carência de infraestrutura para comportar determinadas mudanças. Muitas das cidades foram construídas quando ainda nem existiam carros e a mobilidade era vista de uma forma diferente até então. Em função disso, hoje existem problemas que precisam ser resolvidos, como:

vias muito estreitas;

falta de espaço para ciclovias;

mão única em vias que não comportam o tráfego.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA?

Além desses desafios, existem poucos sistemas de transporte eficientes para deslocar as pessoas sem aumentar o número de veículos rodando nas ruas. Também faltam recursos para otimizar o tráfego, aumentar a segurança no uso das calçadas e até mesmo implementar vias para transportes alternativos, como as bikes.

FALTA DE INVESTIMENTO

Outro desafio frequente da mobilidade urbana são os altos investimentos que precisam ser feitos. Em alguns casos, é compreensível que a modificação das vias seja mais complexa e dificultosa. No entanto, muitas obras simples que poderiam ser realizadas não são, por falta de investimento do setor público, como é o caso do melhoramento das calçadas, que poderiam servir como um estímulo aos pedestres.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA?

Em geral, outras questões acabam recebendo a atenção dos governantes, deixando a mobilidade urbana para mais tarde. É por isso que as parcerias entre o setor público e o privado são tão importantes para agilizar tanto os investimentos quanto a própria operacionalização das obras.

Com a tecnologia, muitos avanços já foram conquistados. É possível analisar algumas iniciativas como os serviços de entrega ou os carros compartilhados, por exemplo, que já fazem uma grande diferença diariamente no tráfego.

ALTO VOLUME DE VEÍCULOS

Ter seu próprio meio de transporte hoje é sinônimo de mais segurança, comodidade e independência. No entanto, é bastante comum encontrar carros com capacidade para até sete passageiros transportarem apenas o motorista.

Muitas famílias optam por ter mais de um veículo em casa para evitar trajetos mais longos e ainda mais tempo no trânsito. Acontece que, com mais motorizados nas ruas, mais denso se torna o tráfego, o que gera uma espécie de círculo vicioso.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA?

Para combater esse tipo de cenário, é preciso implementar algumas iniciativas, como rodízios de carros rodando nas ruas, estimular as caronas solidárias (principalmente entre colegas de trabalho), adotar meios de transportes alternativos (não motorizados) e assim por diante.

TRANSPORTE PÚBLICO PRECÁRIO

O transporte público é uma das maneiras mais fáceis de diminuir a quantidade de veículos particulares nas ruas. No entanto, uma das razões pelas quais muitas pessoas não aderem a esse meio é porque ele é ineficiente — não proporciona segurança, em alguns locais não está disponível de forma constante ou está em lotação máxima (principalmente nos horários de pico).

Além disso, nas grandes cidades até já se encontra uma variedade maior de modais oferecidos à população, mas o mesmo não ocorre nos demais municípios. Em alguns casos, apenas grandes metrópoles contam com opções de linhas de trens e metrôs, que oferecem uma capacidade maior.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA?

Em geral, são as empresas de ônibus que ficam responsáveis pelo transporte público. Nesse caso, a qualidade dos serviços nem sempre é satisfatória, o que acaba se tornando mais um motivo para as pessoas recorrerem a veículos próprios.

Continue nos acompanhando para descobrir curiosidades e novidades da mobilidade elétrica!