Cientistas desde 1859 reportam as mudanças climáticas causadas pelos gases do efeito estufa. Por conta disso, vários projetos foram e são feitos para frear o aquecimento global.
Em 1997, o protocolo de kyoto, visava a redução de gases poluentes na atmosfera. 5,2% das emissões precisariam ser cortadas a partir de 2005 em países desenvolvidos. Por conta do abono da maioria desses países, como Estados Unidos, o acordo foi prorrogado para 2012.
A substituição desse documento para o Acordo de Paris, ocorreu em 2015, quando foi discutido na COP21 os pontos de alteração necessários para limitar o aumento de temperatura mundial. Entre elas estão:
Limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC; adaptação dos países que assinaram o acordo para reduzir os danos de eventos climáticos; suporte financeiros dos países desenvolvidos para os subdesenvolvidos; incentivar o desenvolvimento tecnológico nos países subdesenvolvidos e proteger as comunidades de povos indígenas para ampliar e fortalecer as matas preservadas.
Nós podemos fazer nossa parte nessa luta contra a poluição, ações pequenas também afetam o nosso dia a dia, não só para nós mesmos como para o próximo.
“Nós só seremos capazes de cumprir com essas metas se definitivamente assumirmos como sociedade um novo padrão de desenvolvimento, de baixo carbono e sustentável nos pilares econômico, social e ambiental”, comenta Alexandre Prado, diretor de Economia Verde do WWF-Brasil.
O que achou da matéria? Comente sobre e nos conte quais serão seus projetos para ajudar o planeta!