Projeto da Enel para eletrificar a mobilidade urbana no Brasil

Com o crescimento exponencial das vendas de veículos elétricos, o Brasil carece de infraestrutura para mantê-los circulando, e a urgência faz com que a iniciativa privada se movimente a favor desse processo, agilizando-o mesmo que minimamente. O resultado é a entrada da ENEL, empresa fornecedora de energia elétrica, na construção de pequenos centros de recargas espalhados por todo o país.

A partir disso, a intenção é oferecer os hubs para pontos estratégicos, como comércios de rua e até mesmo vagas em lojas e shoppings, pois assim o consumidor e motorista terá seu lugar para recarregar o carro enquanto faz compras, ou simplesmente enquanto cuida de suas tarefas. Apesar de ter média de pontos de recarga de acordo com a quantidade de veículos elétricos no país, é a extensão do Brasil que não deixa a equação fechar.

Ação visa amplificar concorrência para novas ações tecnológicas

Outro ponto positivo é que a ENEL fechou parceria com todas as montadoras que comercializam seus veículos elétricos no Brasil, além de estar em praticamente todos os Estados, e o Distrito Federal, o que permite que a estratégia da empresa entre em vigor do jeito que ela planejou: triplicando seus investimentos em apenas um ano. Desta forma, a ENEL será essencial para o estímulo da mudança de hábitos do consumidor brasileiro, do jeito que o mundo já está preparado.

Contudo, a Enel traz uma série de questionamentos acerca de seu alcance, quando os planos darem certo: como as pequenas cidades serão beneficiadas? O que a mobilidade urbana pode fazer pelo meio ambiente? A eletromobilidade chega a esse ponto agora? O que fazer com as tecnologias defasadas que já estão nas ruas? Há diversas outras questões, mas, o importante agora é observar como a agência vai transformar a mobilidade de acordo com seus planos.