Em Santa Cruz do Sul, o primeiro eletroposto é inaugurado e gera comoção em toda a região. A partir de agora, quem estiver próximo à rodovia RSC-287 pode aproveitar sua rota para carregar seu modelo elétrico tranquilamente, com recarga total prometida para apenas 30 minutos para modelos leves. Isso indica o crescimento do setor eletrificado da indústria automobilística, e traz excelente ponto como parte da logística da empreitada: em uma rodovia, fica muito mais acessível.
O mesmo município conta com outros três locais de reabastecimento de veículos elétricos, então, por se tratar de um eletroposto, é novidade na certa, mas não é o primeiro a fazer isso. Para quem está passando ou é da região, os outros endereços são: loja Afubra, Rua Coronel Oscar Jost 1007, e no Supermercado Schmitz. E, apesar de promissora, a região faz parte do restante do país, que cai em estatísticas ruins em relação à quantidade de pontos de recargas disponíveis: apenas 1250 em 2022.
A demanda exige cada vez mais da infraestrutura
De acordo com Luciane Canha, coordenadora de estudos relacionados à mobilidade elétrica, o necessário é que o país tenha um ponto de recarga a cada 100 ou 150 quilômetros. Atualmente, um veículo leve tem a média de autonomia de 280 ou 300 quilômetros, e os pontos disponíveis são insuficientes para que continuem a seguir viagem, se for o caso, o que relega os carros elétricos apenas às regiões que contam com quantidade suficiente de pontos de recarga.
Desta forma, a partir da inauguração do primeiro eletroposto, o Brasil dá passos cada vez mais importantes rumo à eletrificação de sua frota. Ao considerar o aumento das vendas de veículos elétricos no primeiro semestre de 2022, é justo afirmar que o eletroposto de Santa Cruz do Sul é mais um braço forte desse setor, cada vez mais fortalecido. Ao juntar-se aos demais eletropostos, esta estreia chega em boa hora.