Postos de carregamento de elétricos no Brasil

O Brasil está caminhando rumo à quantidade mínima adequada de pontos de recarga. Atualmente, há diversas iniciativas que permitem aos donos de carros elétricos no país se sentirem mais confiantes, mas, a realidade é que, por enquanto, há apenas 1.250 pontos ativos, enquanto o recomendável seria de pelo menos 25 mil. Isso significa que a infraestrutura do país ainda é inadequada para dar conta de todos os motoristas.

Uma das melhores opções disponíveis é o aplicativo PlugShare, pois como se trata de uma iniciativa colaborativa, através dele o usuário conseguirá acompanhar a instalação de novos postos de recarga em todo o país, sempre que estiverem atualizados. Por sua vez, o próprio Google Maps oferece essa opção como filtro, e a pesquisa é simples e direta: pontos de carregamento para carros elétricos.

O aumento da infraestrutura chega em boa hora

Enquanto os postos de recarga estão sendo instalados por todo o país, iniciativas privadas vão na contramão do marasmo do setor público, e oferecem soluções simples, como instalação de pontos de recarga em postos de combustível, supermercados, lojas de grande porte e condomínios, além de oferecerem workshops sobre como otimizar o tempo da bateria dos carros, principalmente no caso dos híbridos plug-in, os quais contam com o motor a combustão ativo. Seja qual for o caso, então, é necessário oferecer treinamento ao motorista do novo século.

O aumento de postos de recarga para elétricos é essencial para que o segmento se desenvolva. Com as vendas batendo recordes em 2022, está claro que o público quer o aumento de infraestrutura, pois, caso contrário, o valor de um carro elétrico não será nada atrativo para tê-lo parado na garagem, enquanto os modelos antigos, movidos a combustão, continuam circulando tranquilamente. Por isso, a chegada de postos de combustível é um ótimo sinal.