Os veículos elétricos em circulação em Belém ganharam seu primeiro posto de abastecimento, e as bicicletas elétricas também são bem-vindas. Em Porto Futuro, o eletroposto foi inaugurado no final de junho, e a partir de agora está disponível para quem quiser passar por lá e garantir uma recarga.
Outra novidade é o fato de a capital paraense disponibilizar, para a população, bicicletas motorizadas, as quais poderão ser usadas em toda a ciclovia ao longo da Avenida Visconde de Sousa Franco, também em Porto Futuro. Isso faz com que a região seja automaticamente considerada um dos pólos regionais para os interessados em VEs.
Ali, no eletroposto, será permitido o carregamento de dois automóveis por vez, além de motos e as próprias bicicletas. O local utiliza a energia solar como fonte limpa e renovável, o que ajuda bastante na concepção trazida. Ou seja, se o objetivo era proporcionar mais um local completamente preparado para o atual momento, no qual a venda de carros, motos e bikes elétricas aumentou drasticamente, ele cumpriu sua missão.
As unidades estão se expandindo para cobrir a demanda
Os veículos elétricos levam cerca de três horas para carregar completamente suas baterias – por isso as bicicletas estão disponíveis, pois auxiliam na passagem de tempo. Como um veículo elétrico leve tem autonomia média entre 280 e 300 quilômetros, este já é considerado um passo importante para Belém.
Ainda que a cidade não conte com outras fontes expressivas de recarga de veículos elétricos, os dados da ABVE indicam que o país passará dos 100 mil emplacamentos nas próximas semanas, sendo um quinto desse número apenas em 2022. Apesar de serem consideravelmente mais caros, os carros elétricos estão ganhando espaço porque, a médio prazo, possuem relação entre custo e benefício muito melhor do que os veículos movidos a combustíveis fósseis.