Por que a Toyota fabrica elétricos na Indonésia?

Apesar de ter apostado em modelos híbridos por muito mais tempo do que nos carros 100% elétricos, a Toyota parece ter encontrado a solução para os seus problemas. A marca japonesa está investindo cerca de US$ 1,8 bilhão na Indonésia, em uma fábrica dedicada à produção do modelo bZ4X, e a chegada no país não é à toa: por lá, há um verdadeiro paraíso de níquel, matéria-prima para as baterias dos carros elétricos vistos no mercado, o que transforma a Toyota em uma verdadeira estrategista.

Na própria Indonésia, aliás, há estimativas de que até o ano de 2050 não haverá mais nenhum modelo convencional circulando pelo país. Apesar de parecer muito tempo, vale lembrar que a Indonésia não é desenvolvida, e necessita de muito mais ações preventivas e corretivas do que estratégicas para que isso aconteça.

Marca japonesa tem estratégia para escolha do país

Não é à toa que o bZ4X tem chamado a atenção, pois é o tipo de carro divisor de águas: um SUV elétrico com diversas características tecnológicas que apontam para o futuro. Por dentro, aliás, o carro oferece espaço interno e um generoso painel de controle com tela multimídia que aponta, para o motorista, todas as funções do modelo. Outro fator que chama a atenção é que ele estará disponibilizado em cores fortes e específicas, como o tom de azul e de vermelho escolhidos pela marca.

A Toyota comprova, portanto, que traçar estratégias válidas para todo o mercado mundial é mais interessante do que centralizar sua produção em países da Europa, e isso se comprova pelo potencial de determinadas regiões, tanto comercialmente quanto pelas próprias riquezas apresentadas. Neste caso, a marca japonesa também se comprova estrategista do ponto de vista geográfico, e a Indonésia tem muito a oferecer para a grande montadora de carros, agora com todo o foco dedicado aos carros elétricos.