A Itália é palco, neste momento, de uma das inovações mais importantes dos últimos anos voltada à eletromobilidade. Em uma pista de Chiari, foi apresentada a tecnologia Dynamic Wireless Power Transfer (DWPT), ou transferência de potência dinâmica sem fio, em tradução livre e mais do que acertada para o real significado disso tudo.
A DWPT consegue emitir, através de bobinas posicionadas sob o asfalto, energia para que carros e veículos elétricos em geral se recarreguem sozinhos, sem precisar de ligações por fio e por horas em tomadas. Por sua vez, os veículos precisam ter um receptor instalado em seus motores, os quais serão os responsáveis pelo envio de energia às baterias.
Tecnologia pode potencializar mercado
A empresa responsável pela inovação, Stellantis, afirma ainda que um carro elétrico pode circular sobre a pista sem que sua bateria seja consumida, de forma muito parecida com o que acontece em uma estação de carregamento rápido. E, para motoristas e passageiros, os testes realizados até o momento afirmam que o campo magnético da tecnologia não faz mal à saúde.
O que acontece, então, é algo parecido com o sistema de carregamento de celulares por indução, mas de forma muito mais evoluída, pois os veículos estarão em movimento quando isso acontecer. Outro fator garantido pela Stellantis é que a empreitada só atingiu com sucesso os resultados pretendidos porque a tecnologia 5G permitiu a transmissão de dados na velocidade necessária para a recarga acontecer.
O que fica muito claro, então, é que nem sempre o mercado automobilístico vive de aprimoramentos de suas baterias elétricas. Soluções como a encontrada aqui são ideais para proporcionar outras formas de aumentar o interesse do público pelo segmento, e também de proporcionar saídas para que a sustentabilidade seja uma causa sempre inteligente, movida pela ciência e pelo respeito ao meio ambiente.