Patinete elétrico: uma solução sustentável para mobilidade

O crescimento dos centros urbanos tem contribuído para enfrentarmos, também, mais trânsito e mais poluição. E isso tem feito com que a população busque soluções de transportes alternativos.

Afinal, o comportamento do consumidor vem mudando, priorizando opções mais sustentáveis, saudáveis e práticas para o seu dia a dia. 

Neste contexto, entre veículos com motores eletrizados – como carros, motos e bicicletas elétricas -, o patinete elétrico também tem sido foco de interesse para facilitar a mobilidade pelas ruas da cidade. Continue a leitura e saiba mais sobre essa opção.

Patinete elétrico: tendência nos centros urbanos

A mobilidade elétrica tem despertado o interesse das pessoas e se transformou em uma grande tendência nas metrópoles.

No Brasil, conforme levantamento, a compra de veículos com tecnologia sustentável cresceu em mais de 20% em 2017. Outra pesquisa destacou que, de 2019 para 2020, registrou-se um incremento de mais de 50% nas vendas desses veículos no país. 

E a procura só aumentou em um mundo pós-pandemia, mais consciente sobre sustentabilidade, saúde e mobilidade urbana.

Neste contexto, o patinete elétrico tem virado febre entre os adultos. A praticidade para conduzi-lo, a economia gerada, além do baixo impacto no meio ambiente são alguns dos motivos por trás do crescimento na procura por esses equipamentos.

Por que vale a pena andar de patinete elétrico?

Há diversas razões para se aderir a essa solução de mobilidade sustentável, incluindo:

Benefícios físicos e mentais

Quem acredita que andar de patinete não proporciona os ganhos de uma atividade física se engana. Por mais que o veículo tenha uma certa autonomia para a sua locomoção, o patinete elétrico acaba por usar os músculos das pernas e dos braços para manter o equilíbrio, o que contribui para o aumento da massa e resistência muscular.

Andar de patinete também pode contribuir para a perda de peso e faz bem ao coração: como muitos dos exercícios físicos, andar de patinete aumenta a capacidade cardiorrespiratória e, ainda, pode diminuir o estresse.

Agilidade na locomoção

Dependendo do modelo escolhido, muitos patinetes elétricos podem chegar a quase 50 km/h. Para quem quer ir ao trabalho ou para a faculdade de uma forma mais fácil, e até escapar do trânsito, esse veículo é uma excelente alternativa.

Economia

O patinete elétrico, no longo prazo, oferece um excelente retorno sobre o investimento feito. Menos custos com manutenção e gastos com combustível são os principais fatores por trás da economia gerada.

Sustentabilidade

Para quem se preocupa com o meio ambiente, os patinetes elétricos causam pouquíssimo impacto em comparação aos carros convencionais, que são responsáveis pela emissão de mais de 70% de poluentes na atmosfera.

Para saber mais sobre patinete elétrico e mobilidade sustentável, continue acompanhando nosso blog!