Muito se fala sobre os carros elétricos, mas a era da mobilidade urbana sustentável chegou e o assunto está em alta. Hoje vamos contar como funcionam os ônibus elétricos.
O que é?
É um veículo elétrico, onde não existe um motor, nem tanque de combustível. Ele tem um moto elétrico que serve como motor e transmissão, e a bateria é basicamente como o tanque de combustível.
Não existem apenas um tipo de ônibus elétrico, o mercado está cheio de soluções inovadoras para transformar e melhorar as cidades com relação a mobilidade urbana.
Benefícios
Começando com a parte financeira, a eletricidade é mais barata que o diesel, o custo médio tende a ser 64% menor.
Outro ponto relevante é a manutenção que acontece com menor frequência, visto que os veículos elétricos são composto por menos pelas que precisão de muitas revisões.
A vida útil é mais um benefício, os ônibus elétricos estão autorizados a rodar por 15 anos, enquanto os a diesel podem transitar por 10 anos.
Os veículos elétrico em geral emitem menos poluentes do que os à combustão. Segundo Alexandre Milovanoff, pesquisador de transporte sustentável da Universidade de Toronto, um veículo elétrico produz somente um terço das emissões de um carro a gasolina.
Ônibus híbrido elétrico
Um dos modelos mais comuns de ônibus elétrico é esse, ele combina o sistema convencional de combustão com o elétrico. Costumam usar um trem de força diesel-elétrico.
A partida acontece utilizando o motor a diesel, em seguida o ônibus usa o motor elétrico para andar.
A maior dificuldade das empresas na aquisição desse tipo de veículo está relacionado ao valor. Costumam ser 40% mais caros que os ônibus convencionais, mas sua vida útil acaba compensando.
Gostou das dicas de hoje? Deixe o seu comentário e siga acompanhando o nosso blog.