O transporte público é vital para promover a mobilidade, o comércio, o crescimento econômico e a empregabilidade das pessoas. No entanto, também é uma fonte significativa de emissões de gases de efeito estufa. Isso torna essencial a busca por um transporte mais sustentável. É nesse contexto que o ônibus elétrico tem se destacado.
Esta é uma solução que permite reduzir a pegada ecológica e que pode trazer muitos benefícios para todos. Continue a leitura e saiba mais sobre a alternativa trazida pelo ônibus elétrico.
Ônibus elétrico para reduzir a dependência de combustíveis fósseis
O setor de transporte é fortemente dependente de combustíveis fósseis. Para que se cumpram as metas da política climática global, entre outras, isso precisará mudar.
O ônibus elétrico é visto como uma solução. Afinal, seu motor elétrico permite o funcionamento sem o uso de gasolina.
Principais vantagens do ônibus elétrico
As vantagens continuam com os níveis de ruído mais baixos e as emissões zero de gás carbônico. Embora os biocombustíveis sejam elementos importantes de um sistema de transporte sustentável, o potencial de produção não é suficiente para substituir as enormes quantidades de petróleo consumidas.
Por isso, o ônibus elétrico é uma solução pronta para o presente e para o futuro, por ser uma opção mais eficiente, limpa e sustentável.
Isso faz com que o conceito de ônibus elétricos se encaixa nas estratégias de desenvolvimento de cidades em todo o mundo. Afinal, todas as metrópoles lutam com problemas como a má qualidade do ar e o tráfego barulhento.
Por que este tipo de solução é tão relevante?
Conforme informações da MobiliDADOS, 40% das viagens nas regiões metropolitanas do Brasil são feitas via transporte coletivo. Além disso, o ônibus é a alternativa mais utilizada pela população.
Apesar de toda a praticidade trazida por essa opção, por utilizarem veículos com motor movido a combustível fóssil, os ônibus deste tipo são responsáveis pela emissão de poluentes no ar que, entre outras consequências, reduzem a qualidade de vida e a longevidade da população. Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou a poluição atmosférica como uma importante causa de mortes no Brasil.
Tudo isso torna urgente a busca por soluções de transporte mais sustentáveis e que não tenham tal impacto na saúde da população. O ônibus elétrico se destaca para isso, reduzindo a emissão de CO2 e contribuindo para minimizar a poluição. Ainda, eles são muito mais silenciosos, reduzindo a poluição sonora.
Relação custo x benefício dos ônibus elétricos
Embora, atualmente, o custo de aquisição possa ser maior em relação aos veículos convencionais, essa diferença deve ser reduzida daqui para a frente, com grandes fabricantes, como a Volvo já desenvolvendo soluções para este mercado.
No entanto, os custos operacionais do ônibus elétrico podem ser significativamente menores, em razão da redução da necessidade de manutenção e pela economia gerada pela não utilização de gasolina ou diesel.
Para saber mais sobre ônibus elétrico e transporte sustentável, continue acompanhando nosso blog.