O mundo está se transformando rapidamente, e desta vez a notícia é promissora: o número de veículos elétricos dobrou em apenas um ano, o que indica um forte aumento sobre a perspectiva construída há até dez anos. Se naquela época os elétricos eram um pequeno nicho, hoje representam o futuro, algo que está bastante evidente com a preocupação das montadoras em trocar toda a frota.
De acordo com estudo levantado pelo Centro de Pesquisa em Energia Solar e Hidrogênio de Baen-Württemberg, na Alemanha, o cenário é bastante promissor desde 2018, quando o mercado de eletromobilidade iniciou sua primeira guinada. Somente naquele ano houve 55% de aumento, o que é um número estrondoso, tendo em vista que a indústria automobilística convencional estava estagnada. Com o início da pandemia de covid-19, então, os elétricos progrediram ainda mais, mas os carros movidos a combustão regrediram.
Resultados são excelentes notícias para a mobilidade elétrica
Os resultados apontam, ainda, algumas razões para isso acontecer de forma exponencial: na própria Alemanha, a frota cresceu de 54.490 para 92.740, enquanto a China já conta com mais de 1,2 milhão de veículos elétricos circulando. Porém, os dados que representam os Estados Unidos foram ainda mais surpreendentes: de 195 mil veículos eletrificados, o número subiu para 750 mil. Tudo em apenas um ano, o que evidencia a clara mudança de comportamento.
O chamado renascimento do setor elétrico está movimentando o mundo inteiro, não apenas porque a crise do petróleo se agravou ainda mais, mas também porque o mundo está precisando de movimentos mais responsáveis e otimistas, sobretudo na indústria automobilística. A essa sensação se unem a praticidade, as novas tecnologias e o poder das experiências do consumidor, e a receita está praticamente formada: o número de carros elétricos dobrou.