Em março do ano passado, o governo de Biden, presidente dos Estados Unidos, planejou um programa de liberação de US$ 5 bilhões par a criação de novos postos organizados estrategicamente ao redor do país.
Um dos maiores programas para facilitar a transição para veículos elétricos, tem como prioridade a instalação de carregadores rápidos espalhados em áreas rurais e urbanas.
Os pedidos foram aceitos até dia 30 de setembro de 2021, e os aceitos começaram a receber as verbas no começo de fevereiro de 2022.
Prevendo a instalação de estações de recarga a cada 80 quilômetros, elas possuirão quatro carregadores rápidos simultâneos de 150 kW.
Nos próximos 5 anos os estados estarão recebendo 5 bilhões de dólares para montar e instalar as estações. Nesse ano, o governo pagará 615 milhões de dólares aos estados, porém, apenas aqueles que apresentaram o plano e foram aceitos, receberam a verba.
Após os 5 anos, o governo pretende repassar mais 2,5 bilhões de dólares para a construção das estações nos locais que não foram atendidos pela primeira parte do projeto.
Além do planejamento apresentado pelos estados, algumas exigências devem ser compridas, contando com a ampliação e melhoria dos espaços para conseguir acolher um maior mercado de veículos elétricos no futuro. Mais uma das exigências é priorizar carregadores fabricados no país. Empresas como Tritium e Siemens, duas empresas de carregador rápido, já anunciaram que irão atender a demanda de carregadores rápidos.
A primeira empresa promete construir uma fábrica ne Tennessee que será capaz de produzir 30 mil carregadores por ano. Enquanto a Siemens, pretende ampliar suas fabricas no EUA para chegar a marca de 1 milhão de carregadores por ano.
Continue nos acompanhando para descobrir coisas novas!